Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 2 outubro, 2024
Início » Fórum de Liberdade de Expressão em Londres teve Brasil como exemplo negativo

Fórum de Liberdade de Expressão em Londres teve Brasil como exemplo negativo

Por Marina B.

No último fim de semana (20-22 de junho), mais de 50 intelectuais, jornalistas, advogados, parlamentares e ativistas de oito países se reuniram em Londres para o primeiro Fórum da Liberdade de Expressão de Westminster. Organizado pelo jornalista americano Michael Shellenberger e sua entidade Civilization Works, o evento focou em discutir as crescentes violações à liberdade de expressão globalmente.

Durante os três dias, os participantes debateram o aumento da censura, muitas vezes justificada por termos vagos como “discurso de ódio” e “desinformação”. Eles observaram que essa pressão não vem apenas da esquerda, sob a pretensão de combater o “populismo”, mas também de setores da direita que buscam silenciar vozes em debates sobre costumes e conflitos geopolíticos, como o conflito entre Israel e Hamas.

O Brasil foi destacado negativamente como um exemplo preocupante de restrições à liberdade de expressão. Os participantes expressaram choque com casos como o de Debora Rodrigues dos Santos, detida há 15 meses sem acusação formal por pichar a estátua da Justiça em protesto, e com o caso de Cleriston Pereira da Cunha, que faleceu sob custódia judicial apesar dos apelos por sua saúde delicada.

Além do Brasil, o Canadá também foi mencionado como outro país com um ambiente restritivo à liberdade de expressão, especialmente durante o protesto dos caminhoneiros contra vacinas obrigatórias, onde o governo utilizou poderes de emergência para suprimir manifestações e congelar contas bancárias.

O fórum destacou ainda o papel das grandes empresas de tecnologia na ampliação da censura online, muitas vezes influenciadas por políticas que visam restringir conteúdos considerados “discurso de ódio” ou “desinformação”. Os participantes enfatizaram a necessidade de compreender e resistir a essa tendência global de censura, alertando para as suas consequências para a liberdade de expressão e para a democracia.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.