Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 7 outubro, 2024
Início » Fim da Era Maduro? Pesquisa indica maioria avassaladora para candidato da oposição na Venezuela

Fim da Era Maduro? Pesquisa indica maioria avassaladora para candidato da oposição na Venezuela

Por Marina B.

O candidato de oposição líder na Venezuela, Edmundo González Urrutia, registra 59,1% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 28 de julho, contra 24,6% do presidente Nicolás Maduro, conforme revela uma pesquisa do Centro de Estudos Políticos e Governamentais da Universidade Católica Andrés Bello (CEPyG-UCAB) em parceria com a empresa Delphos.

Segundo Félix Seijas, diretor da Delphos, em todos os cenários considerando diferentes níveis de comparecimento às urnas, a oposição mantém uma vantagem substancial de 20 a 34 pontos percentuais. Atualmente, essa diferença é de 34,5 pontos.

“Em termos de intenções de voto com alta probabilidade de comparecimento, incluindo os chavistas, Edmundo González Urrutia teria cerca de 4,9 milhões de votos, enquanto Nicolás Maduro receberia 2,9 milhões”, afirmou Seijas em comunicado.

A pesquisa, realizada de 5 a 11 de julho com 1.200 eleitores registrados, revelou que 40% se identificam como oposição, 30,6% como chavistas, e 29,5% como neutros. Além disso, 71,3% dos entrevistados consideram uma mudança de governo “necessária ou muito necessária”, e 86,9% acreditam que essa mudança pode ser alcançada através do voto em 28 de julho.

Benigno Alarcón, diretor do CEPyG, destacou que o cenário antes das eleições se resume a “transição política ou conflito devido a fraude eleitoral”. Ele observou que a oposição parece estar em seu auge político e eleitoral, enquanto o governo enfrenta desafios significativos, com uma lacuna eleitoral que não pode ser superada pelas práticas tradicionais de fraude.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.