“Ele não viverá em nosso país por muito mais tempo.”
O Departamento de Justiça anunciou na manhã de quinta-feira que um dos principais líderes da violenta gangue MS-13 foi preso na Virgínia e seria deportado em breve.
Junto com o diretor do FBI, Kash Patel, e o governador da Virgínia, Glenn Youngkin, a procuradora-geral Pam Bondi anunciou que o líder da MS-13 da Costa Leste foi preso a cerca de 48 quilômetros de Washington, DC. A prisão fez parte de uma força-tarefa federal, estadual e local que vem trabalhando na operação há semanas.
“No início desta manhã, um dos principais líderes da MS-13 foi apreendido”, anunciou Bondi em uma coletiva de imprensa. “Ele era o líder da Costa Leste, um dos três principais em todo o país. Bem aqui na Virgínia, morando a meia hora de Washington, DC. Ele é um estrangeiro ilegal de El Salvador e não viverá em nosso país por muito mais tempo. Ele está sob custódia esta manhã.”
Bondi agradeceu a Youngkin, Patel, ao Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, e às outras agências locais e estaduais por seus esforços para ajudar na operação.
“Todos estavam trabalhando como uma equipe e o mais importante: todos os nossos agentes estavam seguros esta manhã, todos os nossos policiais, e o bandido está na cadeia. É isso que importa, é isso que acontece. A América está mais segura hoje porque um dos principais terroristas domésticos da MS-13 está fora das ruas”, disse Bondi.
Bondi disse que a tecnologia avançada não revelada foi usada na operação e que o DOJ continuaria a pressionar para desmantelar completamente a MS-13. Ela disse que o homem preso era um dos três principais líderes da MS-13 nos Estados Unidos.
Youngkin disse que a prisão foi feita em Dale City, Virgínia, e que o líder da MS-13 “voltaria para onde veio”. Ele disse que a prisão foi possível graças ao governo Trump, dizendo que teve pouca ajuda do governo Biden em seus primeiros três anos como governador.
Bondi disse que o tipo de força-tarefa criada seria oferecido a todos os outros estados do país.
O presidente Donald Trump comemorou a prisão no Truth Social, elogiando seu czar da fronteira, Tom Homan.
“Acabei de capturar um grande líder do MS13. Tom HOMAN é um superstar!” Trump postou no Truth Social.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, também anunciou a prisão.
“É isso que acontece quando você tem uma liderança federal competente trabalhando com a polícia estadual/local no local!”, ela postou no X.