Autoridades de segurança alemãs disseram que, embora não haja indícios de uma ameaça “concreta”, os populares mercados de Natal do país podem ser alvo de grupos terroristas islâmicos.
A ministra do Interior alemã , Nancy Faeser, pediu na quinta-feira “grande vigilância” nos populares mercados de Natal da Alemanha .
No entanto, ela enfatizou que não havia nenhuma evidência “concreta” de ameaça.
O que Faeser disse sobre a ameaça aos mercados de Natal?
Faeser disse que havia uma situação de alta ameaça de forma mais ampla.
“As autoridades de segurança federais não têm atualmente nenhuma indicação concreta de perigo”, disse ela aos jornais do grupo de mídia RND.
“Mas, tendo em vista a situação de alta ameaça em um nível abstrato, ainda temos motivos para estar muito vigilantes e tomar medidas eficazes para nossa segurança”, disse ela, acrescentando que as autoridades de segurança estavam monitorando “todas as ameaças concebíveis”.
O ministro agradeceu às forças policiais regionais dos estados alemães por estarem “presentes em muitos lugares com tanto comprometimento” para garantir a segurança.
Faeser destacou medidas de segurança reforçadas, incluindo a aplicação de uma proibição rigorosa de facas em mercados de Natal , com a infração sendo penalizada com multas de até € 10.000 (US$ 10.543).
Autoridades de segurança citam ameaça ‘islâmica’
A agência de segurança interna alemã BfV disse que a Alemanha continua sendo alvo de “várias organizações terroristas”, incluindo o chamado grupo “Estado Islâmico”.
Ele disse que os mercados de Natal poderiam ser alvos devido ao seu “simbolismo” relacionado aos “valores cristãos” e como uma “personificação da cultura e do modo de vida ocidentais”.
A agência disse que os mercados poderiam servir como um alvo adequado para indivíduos com “motivos islâmicos”.
Ataques em mercados de Natal
Em 2016, um agressor islâmico dirigiu um caminhão roubado contra uma multidão em um mercado de Natal na Breitscheidplatz, no centro de Berlim , matando 12 pessoas e ferindo dezenas.
A cidade de Estrasburgo, na vizinha França, também foi palco de um ataque a um mercado de Natal em 2018, no qual cinco pessoas foram mortas.
Em junho deste ano, um tribunal na cidade de Colônia, no oeste da Alemanha, condenou um jovem de 15 anos a quatro anos de prisão preventiva por planejar um ataque a um mercado de Natal na cidade vizinha de Leverkusen.