Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 28 janeiro, 2026
Início » Ex-juíza do ‘STF do Chile’ é presa por corrupção e lavagem de dinheiro

Ex-juíza do ‘STF do Chile’ é presa por corrupção e lavagem de dinheiro

Por Alexandre Gomes

Ángela Vivanco passou a primeira noite no Centro de Justiça de Santiago; ela foi alvo de investigação do caso da ‘conspiração bielorusa’

Uma ex-juíza da Suprema Corte do Chile, órgão equivalente ao Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, foi presa. Ángela Vivanco é alvo de investigação na qual responde pelos crimes de corrupção e tráfico de influência.

O pedido de prisão preventiva de Vivanco partiu da Procuradoria da Região de Los Lagos. O Ministério Público local acusa a ex-juíza do “STF chileno” de agir no caso conhecido como “conspiração bielorussa”.

Conforme as acusações, Vivanco, então juíza da Suprema Corte do Chile, teria agido de forma ilegal em favor do consórcio composto pela chilena Movitec e a Belaz, de Belarus, em disputa judicial contra a Codelco, estatal de mineração controlada pelo governo central chileno.

De acordo com o site Ex-ante, Gonzalo Migueles, marido de Vivanco, teria recebido milhares de dólares da Belaz-Movitec. O portal Emol destaca que, em junho de 2023, a então juíza decidiu a favor do consórcio chileno-bielorusso. Como resultado, a estatal acabou condenada a pagar US$ 17 bilhões à mineradora concorrente.

Segundo as denúncias, o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro da “conspiração bielorrusa” também envolveria os advogados Mario Vargas e Eduardo Lagos, representantes da Belaz-Movitec no Chile. Migueles, Vargas e Lagos estão presos desde novembro.

Vivanco jamais se declarou impedida de julgar casos envolvendo a Belaz-Movitec. O “STF do Chile” avançou com processo interno e a destituiu do cargo de juíza da Corte em outubro de 2024.

Advogado fala em “saúde frágil” da ex-juíza do “STF do Chile”

Num primeiro momento, Ángela Vivanco foi levada para uma delegacia de Santiago. Posteriormente, mas ainda na segunda-feira, policiais a transferiram para o Centro de Justiça da capital chilena.

Responsável pela defesa da ex-juíza do “STF do Chile”, o advogado Jorge Valladares lamentou a situação de sua cliente. De acordo com ele, a ex-magistrada tem a saúde frágil. Dessa forma, ressalta, o encarceramento pode ser prejudicial.

“Ela está com a saúde muito debilitada”, afirmou Valladares, em entrevista ao Canal 13. “Acho que todos sabem o que é ter uma doença preexistente.” Ele, entretanto, não deu detalhes sobre a doença de Vivanco.

O advogado defendeu a inocência de sua cliente, ressalta o site La Nación. Nesse sentido, reclamou do fato de o Ministério Público ter apresentado como uma das provas contra Vivanco fotografia de maços de dinheiro em cima da cama dela.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.