Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 agosto, 2025
Início » Ex-chefão do tráfico mexicano Ismael ‘El Mayo’ Zambada se declara culpado de acusações nos EUA

Ex-chefão do tráfico mexicano Ismael ‘El Mayo’ Zambada se declara culpado de acusações nos EUA

Por Alexandre Gomes

O ex-chefe do tráfico mexicano Ismael “El Mayo” Zambada se declarou culpado na segunda-feira de acusações nos EUA relacionadas à sua liderança de décadas no violento cartel de Sinaloa e ao seu papel em inundar os EUA com drogas, incluindo cocaína, heroína e fentanil.

Zambada, o suposto cofundador do cartel mexicano de Sinaloa, declarou-se culpado em um tribunal federal no Brooklyn pelas acusações de envolvimento em uma conspiração de extorsão e de dirigir uma empresa criminosa contínua que, segundo os promotores, era responsável pela importação e distribuição de grandes quantidades de drogas.

Essas acusações decorreram de seu papel de décadas liderando o cartel de Sinaloa ao lado do traficante Joaquin “El Chapo” Guzman, que está cumprindo pena de prisão perpétua em uma prisão de segurança máxima no Colorado.

Ele concordou em se declarar culpado depois que o Departamento de Justiça disse neste mês que não buscaria a pena de morte para Zambada ou Rafael Caro Quintero , outro septuagenário suposto traficante mexicano que enfrenta acusações nos EUA.

Zambada foi preso em julho de 2024 junto com Joaquin Guzman Lopez, um dos filhos de Guzman, depois que o avião em que viajavam pousou em uma pequena pista no Novo México.

O advogado de Zambada disse que Guzman Lopez sequestrou Zambada, o que o advogado da família Guzman negou .

Guzmán López se declarou inocente das acusações de tráfico de drogas nos EUA. Promotores americanos disseram que não buscariam a pena de morte para ele caso fosse condenado.

Este mês, o México enviou mais de duas dúzias de suspeitos de integrar cartéis para os EUA, em meio à crescente pressão do presidente Donald Trump para que o México desmantele as poderosas organizações de drogas do país. O México afirmou ter recebido garantias do Departamento de Justiça de que não buscaria a pena de morte para eles.

As acusações das quais Zambada se declarou culpado constavam de duas acusações distintas que o Departamento de Justiça dos EUA havia obtido contra ele, uma em Nova York e outra no Texas. O caso do Texas foi recentemente transferido para Nova York antes da confissão de culpa.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.