Os EUA querem acelerar o equipamento da Austrália com submarinos nucleares sob o acordo trilateral entre os EUA, a Austrália e o Reino Unido para reforçar a força submarina da Austrália destinada a combater a influência chinesa no Indo-Pacífico.
No acordo, conhecido como AUKUS, os EUA venderão até cinco submarinos movidos a energia nuclear da classe Virginia para a Austrália – com entrega prevista para 2032.
Mas Trump disse a repórteres que está de olho em um cronograma mais rápido, quando perguntado se estava interessado em acelerar o processo.
“Bem, estamos fazendo isso, sim … nós os temos se movendo muito, muito rapidamente”, disse Trump a repórteres na segunda-feira enquanto se reunia com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, na Casa Branca.
Mesmo assim, Trump também disse que não acreditava que o AUKUS fosse necessário para deter a China ao divulgar seu relacionamento com o presidente chinês Xi Jinping, com quem ele deve se encontrar na Coreia do Sul no final de outubro.
“Não acho que vamos precisar disso”, disse Trump sobre o acordo trilateral. “Acho que vamos ficar bem com a China. A China não quer fazer isso. Em primeiro lugar, os Estados Unidos são de longe a potência militar mais forte do mundo. Não está nem perto, nem perto. Temos o melhor equipamento. Temos o melhor de tudo, e ninguém vai mexer com isso. E eu não vejo isso com o presidente Xi.”