Movimentação ocorre enquanto Washington negocia com Teerã e considera ampliar presença militar na região
Os Estados Unidos instalaram mísseis em lançadores montados em caminhões na Base Aérea de Al-Udeid, no Catar, a principal estrutura militar norte-americana no Oriente Médio. A movimentação ocorreu em um contexto de aumento das tensões com o Irã desde janeiro, de acordo com análise de imagens de satélite.
“Ou chegamos a um acordo ou teremos que fazer algo muito duro”, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, em entrevista ao Canal 12, de Israel, nesta terça-feira, 10. “Temos uma armada a caminho e outra pode ir também.”
Ainda em entrevista, Trump disse estar confiante no diálogo e afirmou acreditar em solução diplomática. Ao mesmo tempo, reiterou a possibilidade de resposta militar. “Da última vez, eles não acreditaram que eu faria isso”, disse, em referência aos ataques norte-americanos contra instalações nucleares iranianas em junho.
Manter os sistemas Patriot em plataformas móveis, em vez de posições semiestáticas, sinaliza maior risco no ambiente regional. Esse formato permite deslocamento rápido para operações de ataque ou defesa diante de eventual ação iraniana.
De acordo com a imprensa internacional, a comparação entre registros de satélite de janeiro e do início de fevereiro mostra aumento de aeronaves e equipamentos militares na área.
Abertura de negociações entre EUA e Irã
EUA e Irã iniciaram negociações na semana passada, com mediação de Omã. O diálogo começou depois que Trump enviou um porta-aviões ao Oriente Médio, medida que ampliou preocupações sobre uma possível ofensiva militar.
Apesar da disposição de ambos para retomar tratativas diplomáticas sobre o programa nuclear de Teerã, Washington tenta ampliar o escopo do acordo para incluir mísseis balísticos iranianos.
Trump, tem ameaçado bombardear o Irã por causa dos programas nuclear e de mísseis balísticos, além do apoio a aliados regionais e da repressão interna, enquanto as conversas diplomáticas continuam.
A Guarda Revolucionária do Irã afirmou que responderá a qualquer ataque que atinja bases dos EUA. Forças norte-americanas mantêm presença no Iraque, na Jordânia, no Kuwait, na Arábia Saudita, no Catar, em Barein, Emirados Árabes, Omã, Turquia e em Diego Garcia.