Ação, ordenada pelo secretário Pete Hegseth, integra série de ofensivas desde setembro
Militares dos Estados Unidos fizeram, neste sábado, 15, um novo ataque a uma embarcação suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas no Pacífico. A operação ocorreu sob ordem do secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth.
Este foi o 21º ataque a barcos de traficantes desde o início da mobilização militar dos EUA em setembro deste ano. O Comando Sul confirmou a ação em publicação no X. Segundo o Comando, o ataque em águas internacionais deixou três mortos.
Ataque teve ordem direta do Secretário de Guerra
“Em 15 de novembro, sob as ordens do Secretário de Guerra, Pete Hegseth, a Força-Tarefa Conjunta Southern Spear realizou um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada”, diz o comunidade. “Três narcoterroristas do sexo masculino a bordo da embarcação foram mortos.”
_On Nov. 15, at the direction of Secretary of War Pete Hegseth, Joint Task Force Southern Spear conducted a lethal kinetic strike on a vessel operated by a Designated Terrorist Organization. Intelligence confirmed that the vessel was involved in illicit narcotics smuggling,… _pic.twitter.com/iM1PhIsroj
_— U.S. Southern Command (@southcom) _November 16, 2025
O Comando Sul informou ainda que dados de inteligência confirmaram o envolvimento do barco com o contrabando de drogas em uma rota usada para o transporte de narcóticos.
O ataque elevou para 83 o total de mortos nas ofensivas dos EUA contra embarcações suspeitas de tráfico. A campanha usa caças, drones e helicópteros de ataque para tentar interromper o fluxo de drogas para o território norte-americano.