O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, discutiu com seu colega indiano, Subrahmanyam Jaishankar, preocupações relacionadas à “migração irregular” na terça-feira, disse o Departamento de Estado.
O novo presidente dos EUA, Donald Trump, tomou posse na segunda-feira e emitiu uma série de ordens executivas que visam reprimir a imigração ilegal e avançar sua meta de deportar milhões de imigrantes que estão nos EUA ilegalmente. Ele fez da imigração uma questão-chave de sua campanha eleitoral no ano passado.
O governo indiano está preparado para trabalhar com a administração Trump para identificar e receber de volta todos os seus cidadãos que residem ilegalmente nos EUA, informou a Bloomberg na terça-feira, citando fontes. A reportagem acrescentou que os dois países identificaram juntos cerca de 18.000 migrantes indianos que estão ilegalmente nos EUA e podem ser enviados de volta para casa.
“O secretário Rubio também enfatizou o desejo do governo Trump de trabalhar com a Índia para promover laços econômicos e abordar preocupações relacionadas à migração irregular”, disse o Departamento de Estado em um comunicado.
A Índia, por sua vez, disse que a movimentação de profissionais qualificados é uma parte importante dos laços entre Índia e EUA e beneficia ambos os países em meio a um debate sobre vistos H-1B, no qual Trump e seu apoiador bilionário Elon Musk ofereceram apoio aos vistos.
A Índia, conhecida por seu enorme grupo de profissionais de TI, muitos dos quais trabalham no mundo todo, é responsável pela maior parte dos vistos H-1B emitidos pelos Estados Unidos.
Trump diz que apoiou totalmente o programa oposto por alguns de seus apoiadores depois que Musk prometeu ir à “guerra” para defendê-lo. A Índia recebeu cerca de 78% dos 265.777 vistos H-1B emitidos pelos Estados Unidos no ano fiscal encerrado em 30 de setembro de 2023.