Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 16 janeiro, 2026
Início » EUA deslocam porta-aviões ao Oriente Médio em meio a tensões com Irã

EUA deslocam porta-aviões ao Oriente Médio em meio a tensões com Irã

Por Alexandre Gomes

Estados Unidos reforçam sua presença naval na região num contexto de temores de conflito iminente

A movimentação de forças militares norte-americanas no Oriente Médio ganhou destaque depois de uma escalada nas tensões com o Irã. Segundo a NewsNation, os EUA transferiram o porta-aviões USS Abraham Lincoln, juntamente com outros navios de apoio, do Mar do Sul da China para regiões próximas ao território iraniano.

O USS Abraham Lincoln, embarcação de 332 metros de extensão, transporta cerca de 85 aeronaves. Ele faz parte de um grupo de ataque que inclui outros navios e pelo menos um submarino.

A frota deve ir para a área sob responsabilidade do Comando Central dos EUA, que abrange 21 países entre o nordeste da África, Oriente Médio e sul da Ásia. O deslocamento pode durar até uma semana, e o Pentágono não se pronunciou a respeito.

Reforço militar dos EUA e tensão crescente

Enquanto isso, o país decidiu reforçar sua presença militar norte-americana no Caribe, com 12 embarcações na região, e outras seis no Oriente Médio, conforme o Wall Street Journal relatou nesta quinta-feira, 15.

O Irã, por sua vez, chegou a fechar seu espaço aéreo, mas retrocedeu. Agora, permite apenas dois voos iranianos para a China durante a madrugada, de acordo com dados do FlightRadar.

Também há relatos de que, ontem, houve corte de canais de comunicação direta entre EUA e Irã. A agência de notícias Reuters informou que o contato do ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, com o enviado especial dos EUA ao Oriente Médio, Steve Witkoff, foi suspenso nesta quinta-feira, 15.

Fontes da Casa Branca ouvidas pelo Wall Street Journal afirmam que um ataque militar é considerado mais provável que improvável. Apesar disso, o governo Trump não detalhou planos específicos. Um integrante do governo declarou que “o presidente ouve uma série de opiniões sobre qualquer assunto”. “Mas, em última análise, toma a decisão que considera melhor”, disse.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.