Ações contra o narcotráfico na região resultaram em ao menos cem mortes desde setembro
Os EUA bombardearam uma embarcação no Oceano Pacífico Leste ligada ao tráfico internacional de drogas, de acordo com o Comando Sul das forças militares norte-americanas. Dois narcoterroristas foram mortos durante a ação, informou o órgão.
“Informações de inteligência confirmaram que a embarcação estava navegando por rotas conhecidas de narcotráfico no Pacífico Oriental e estava envolvida em operações de narcotráfico”, afirmou o Comando Sul, em postagem no X.
_On Feb. 5, at the direction of #SOUTHCOM Commander Gen. Francis L. Donovan, Joint Task Force Southern Spear conducted a lethal kinetic strike on a vessel operated by Designated Terrorist Organizations. Intelligence confirmed the vessel was transiting along known narco-trafficking… _pic.twitter.com/B3ctyN1lke
_— U.S. Southern Command (@southcom) _February 6, 2026
Ações dos EUA contra o narcotráfico no Pacífico e no Caribe
Os EUA intensificaram o combate ao narcotráfico no Pacífico e no Caribe desde setembro do ano passado. Mais de 30 ações militares contra barcos ligados ao tráfico foram realizadas na região.
O Exército dos EUA confirmou mais de cem mortes nesse período. Representantes da ONU questionam a legitimidade dessas operações em águas internacionais.
A intensificação das ações contra o tráfico de drogas teve auge em 3 de janeiro, quando os EUA fizeram uma rápida ação militar na Venezuela e prenderam o ditador Nicolás Maduro. Ele e sua mulher, Cilia Flores, aguardam julgamento em um presídio federal em Nova York.