Navio Veronica foi abordado em operação do Comando Sul com apoio do Departamento de Segurança Interna
As forças norte-americanas no Caribe apreenderam, nesta quinta-feira, 15, mais um petroleiro em sua campanha contra embarcações sancionadas. As informações são do Comando Sul dos Estados Unidos. O petroleiro navegava com a bandeira da Guiana, segundo o site de monitoramento marítimo Marine Traffic.
A abordagem do petroleiro ocorreu, sem incidentes, antes do amanhecer, segundo o comando militar responsável pela América Central, América do Sul e Caribe. Um vídeo mostra soldados descendo de rapel para o convés da embarcação.
Through #OpSouthernSpear, the Department of War is unwavering in its mission to crush illicit activity in the Western Hemisphere in partnership with @USCG through @DHSgov and @TheJusticeDept.
_In another pre-dawn action, Marines and Sailors from Joint Task Force Southern Spear,… _pic.twitter.com/brxO9xXUu3
_— U.S. Southern Command (@southcom) _January 15, 2026
“Em mais uma ação realizada antes do amanhecer, fuzileiros navais e marinheiros da Força-Tarefa Conjunta Southern Spear, em apoio ao Departamento de Segurança Interna, partiram do porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78) e apreenderam o navio-tanque Veronica sem incidentes”, diz a nota do Comando Sul dos EUA.
A operação ocorreu no âmbito da Operação Southern Spear. “O Veronica é o mais recente navio-tanque a operar em desafio à quarentena estabelecida pelo presidente Trump para embarcações sancionadas no Caribe”, continua. “O único petróleo que sair da Venezuela será aquele que for coordenado de forma adequada e legal.”
Sexto petroleiro venezuelano apreendido
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, afirmou que o Veronica integra a “frota fantasma” da Venezuela, um grupo de petroleiros que o governo do presidente Donald Trump acusa o regime venezuelano de usar para burlar sanções à indústria petrolífera de Caracas.
“Como já demonstramos em múltiplas abordagens, não há como fugir ou escapar da justiça norte-americana”, afirmou a secretária nas redes sociais.
_Early this morning, a Coast Guard tactical team conducted a pre-dawn boarding and seizure of Motor Tanker Veronica in the Caribbean. As another sanctioned ghost fleet tanker, Motor Tanker Veronica had previously passed through Venezuelan waters, and was operating in defiance of… _pic.twitter.com/MyWyQGH1h0
_— Secretary Kristi Noem (@sec_noem) _January 15, 2026
Esta é a sexta apreensão de petroleiros ligados à Venezuela feita pelo governo Trump, em meio a um “bloqueio total” imposto ao petróleo venezuelano e à tutela do governo de Caracas e do petróleo do país pela Casa Branca depois da deposição do ditador Nicolás Maduro.
A nova apreensão ocorre horas antes de um encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e a opositora venezuelana María Corina Machado, marcado para as 14h, no horário de Brasília, na Casa Branca.