Um homem pareceu disparar uma arma contra agentes federais.
Agentes federais com um mandado de busca por suspeitas de violações trabalhistas e de imigração em fazendas de cannabis no Condado de Ventura, Califórnia, foram recebidos por centenas de manifestantes na quinta-feira, incluindo um homem que pareceu disparar uma arma contra eles.
As autoridades federais realizaram batidas policiais em duas fazendas Glass House, uma instalação de maconha licenciada pelo estado que supostamente emprega imigrantes ilegais, incluindo crianças, segundo a Fox News . Após tomarem conhecimento das operações de imigração em uma fazenda de cannabis em Camarillo, a aproximadamente 96 quilômetros a noroeste do centro de Los Angeles, cerca de 500 manifestantes chegaram para confrontar as autoridades federais, informou o Los Angeles Times . A outra fazenda fica em Carpinteria, a cerca de 56 quilômetros da costa, onde um grupo menor de manifestantes se reuniu.
O impasse rapidamente se tornou violento quando agentes federais tentaram dispersar a multidão com latas de fumaça, e um vídeo de um helicóptero de notícias capturou o momento em que um homem pareceu disparar uma arma contra as autoridades.
Protester appears to fire weapon at federal immigration agents near Camarillo
Enquanto os agentes saíam da fazenda com os detidos, um grupo de manifestantes atirou pedras em seus veículos, quebrando janelas. Após o confronto, quatro pessoas foram levadas ao hospital e três foram atendidas no local, informou a FOX Los Angeles . Não está claro se alguma autoridade federal estava entre os feridos.
Protesters throw objects at a federal convoy leaving a farm in Camarillo
“Agentes federais estão cumprindo um mandado de busca nesta fazenda de maconha”, disse Bill Essayli, procurador-geral do Distrito Central da Califórnia. “Agentes já prenderam vários indivíduos por impedirem esta operação e continuarão a efetuar prisões. Não interfiram. Vocês serão presos e acusados de um crime federal.”
U.S. Attorney Bill Essayli on Twitter / X
Em uma publicação posterior nas redes sociais, Essayli disse que o “FBI emitiu uma indenização de US$ 50.000 por informações que levem à condenação de um sujeito desconhecido que pareceu disparar uma pistola contra policiais federais perto de Camarillo”.
U.S. Attorney Bill Essayli on Twitter / X
O vídeo da operação de imigração publicado pelo governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, pareceu mostrar trabalhadores e manifestantes fugindo enquanto agentes federais atiravam gás lacrimogêneo na multidão.
“Crianças fugindo do gás lacrimogêneo, chorando ao telefone porque a mãe delas tinha acabado de ser levada do campo”, escreveu Newsom. “Trump me chama de ‘Newscum’ — mas ele é a verdadeira escória.”
O Comissário de Alfândega e Proteção de Fronteiras, Rodney Scott, respondeu à publicação de Newsom no X, escrevendo: “Aqui vão algumas notícias de última hora: 10 menores foram encontrados nesta instalação de maconha – todos imigrantes ilegais, 8 deles desacompanhados. O local está sob investigação por violações de trabalho infantil. Esta é a Califórnia de Newsom.”
CBP Commissioner Rodney Scott on Twitter / X
Outros democratas da Califórnia também condenaram a operação na fazenda de cannabis. O deputado Salud Carbajal (D-CA), que representa o distrito onde está localizada uma das fazendas invadidas, chamou a operação de “desproporcional” e “exagerada”, alertando que as “táticas” do governo federal levariam a mais violência.
“Essas táticas estão criando um ambiente incendiário e hostil pela forma como estão sendo implantadas, o que pode levar, lamentavelmente, à violência no futuro”, disse ele .
O ataque de quinta-feira aos agentes de imigração ocorre em um momento em que as autoridades federais enfrentam ameaças crescentes. No início desta semana, um atirador com equipamento tático abriu fogo contra agentes da Patrulha da Fronteira em McAllen, Texas, ferindo dois policiais e um funcionário da Patrulha da Fronteira antes de ser morto. Dez pessoas também foram presas esta semana após atacarem uma unidade prisional do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em Alvarado, Texas, em 4 de julho, atirando e ferindo um policial.
O governo Trump criticou duramente os democratas por usarem “retórica perigosa e inflamatória” contra agentes do ICE. Alguns democratas compararam as operações do ICE às da Gestapo.
“Agentes do ICE arriscam suas vidas todos os dias para tirar os piores dos piores imigrantes ilegais criminosos de nossas ruas e de nossas comunidades”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt. “Eles estão tornando os Estados Unidos mais seguros, e os democratas os atacam descaradamente por isso.”