O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, encontrou-se com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim na tarde de quinta-feira, concluindo três dias de negociações com o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, e outras autoridades de alto escalão.
Durante a reunião, Xi reafirmou o compromisso da China com a manutenção de boas relações com os Estados Unidos. “A dedicação da China a uma relação estável, saudável e sustentável com os EUA permanece inalterada”, declarou Xi a Sullivan, conforme reportado pela emissora estatal CCTV. “Esperamos que os EUA colaborem com a China para encontrar um meio-termo.”
Xi enfatizou que a China e os Estados Unidos devem ser fontes de estabilidade para a paz global e impulsionar o desenvolvimento comum, expressando a esperança de que os EUA sigam na mesma direção que a China.
Por sua vez, Sullivan informou Xi que o presidente dos EUA, Joe Biden, está comprometido em gerenciar o relacionamento para evitar conflitos. “O presidente Biden espera se reunir com você novamente nas próximas semanas”, afirmou Sullivan.
Sullivan e Xi discutiram uma variedade de tópicos, incluindo as questões no estreito de Taiwan, a guerra da Rússia contra a Ucrânia e o Mar da China Meridional, conforme indicado no comunicado da Casa Branca.