A Casa Branca emitiu uma nota por meio da porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, destacando que os Estados Unidos têm monitorado de perto a eleição presidencial da Venezuela realizada no último domingo, 28 de julho. A nota reafirma a demanda dos EUA por resultados eleitorais completos, transparentes e detalhados, e expressa preocupação com possíveis discrepâncias entre os resultados anunciados e a vontade do povo venezuelano. O comunicado também enfatiza o apoio dos Estados Unidos às aspirações democráticas do povo da Venezuela e ao seu direito de expressar suas opiniões sem medo de represálias.
Veja a nota na íntegra:
Os Estados Unidos têm monitorado de perto a eleição presidencial da Venezuela que ocorreu no domingo, 28 de julho, e os anúncios subsequentes do Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela.
Continuamos a pedir que as autoridades eleitorais da Venezuela divulguem resultados de votação completos, transparentes e detalhados, inclusive por seção eleitoral. Isso é especialmente crítico, dado que há sinais claros de que os resultados eleitorais anunciados pelo Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela não refletem a vontade do povo venezuelano, conforme expressa nas urnas em 28 de julho. Também estamos revisando outros dados eleitorais compartilhados por organizações da sociedade civil e os relatórios de monitores eleitorais internacionais.
Os Estados Unidos estão do lado das aspirações democráticas do povo venezuelano, inclusive apoiando seu direito de expressar suas opiniões livremente e sem represálias.