Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 24 outubro, 2025
Início » Elite militar dos EUA intensifica operações perto da Venezuela

Elite militar dos EUA intensifica operações perto da Venezuela

Por Alexandre Gomes

Unidade especializada dos EUA, conheça os ‘Night Stalkers’, que estaria em missões secretas no Caribe, com apoio da CIA

Movimentações recentes de helicópteros militares dos Estados Unidos (EUA) no Caribe, nas proximidades da Venezuela, colocaram em evidência o grupo de elite do Exército norte-americano conhecido como “Night Stalkers”. Essa unidade, oficialmente chamada de 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais (Soar, sigla em inglês), tem como foco missões secretas de alta complexidade, inclusive aquelas realizadas durante a noite.

O grupo, também chamado de “Caçadores da Noite”, foi criado nos anos 1980 para executar operações noturnas sofisticadas. Contudo, passou a atuar igualmente em missões diurnas de grande precisão.

O esquadrão ficou famoso em 2011, quando participou diretamente da operação que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden, no Paquistão. Desde os ataques de 11 de setembro, em 2001, o regimento ampliou sua atuação e desempenha papel central na chamada Guerra ao Terror, promovida pelos Estados Unidos.

Operações e presença dos EUA no Caribe

_👀 Black helicopters of the 160th Special Operations Aviation Regiment of the US Army, also known as Night Stalkers, and which were spotted a couple of weeks ago near the coast of Venezuela. _pic.twitter.com/QnHGbnRXQf

_— big ben (@alternative_war) _October 18, 2025

Atualmente, os Night Stalkers dão suporte ao Comando Sul das Forças Armadas norte-americanas, responsável por ações militares na América do Sul e Caribe. Entre os equipamentos utilizados estão helicópteros pesados, como MH-60 Black Hawk e MH-47 Chinook, além de modelos leves MH-6 e AH-6 Little Bird, e uma divisão dedicada a drones de inteligência. O navio MV Ocean Trader costuma servir como base móvel para suas operações.

Na semana passada, aeronaves do grupo foram vistas em exercícios a menos de 150 km da costa venezuelana, segundo reportagem do jornal The Washington Post. Imagens divulgadas nas redes sociais no início de outubro mostraram quando helicópteros do esquadrão sobrevoam o Mar do Caribe, próximos a plataformas de petróleo e gás.

Uma análise feita pelo jornal, com imagens de satélite, identificou o MV Ocean Trader ao nordeste de Trinidad e Tobago. Uma fonte ligada ao governo Trump confirmou que os exercícios eram preparatórios e envolviam os helicópteros da unidade.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.