Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 25 dezembro, 2024
Início » Drones sobre os EUA mostram lacunas na segurança do espaço aéreo, diz principal conselheiro de Trump

Drones sobre os EUA mostram lacunas na segurança do espaço aéreo, diz principal conselheiro de Trump

Por Alexandre Gomes

Uma série de avistamentos de drones em Nova Jersey e outros estados dos EUA ressaltaram lacunas na segurança do espaço aéreo dos EUA que precisam ser fechadas, disse o escolhido pelo presidente eleito Donald Trump para conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, no domingo.

O governo do presidente Joe Biden minimizou as preocupações sobre o número crescente de relatos de avistamentos de drones, dizendo que a maioria deles envolve aeronaves tripuladas e enfatizando que não há evidências de qualquer ameaça à segurança nacional.

Mas os legisladores dos EUA, incluindo alguns colegas democratas de Biden, expressaram frustração pelo governo não estar sendo mais transparente e mais agressivo ao abordar as preocupações públicas.

Waltz disse que os americanos estavam ficando frustrados com a falha do governo Biden em esclarecer quais informações eles têm sobre os relatórios de drones.

“O que a questão dos drones aponta são lacunas em nossas agências, lacunas em nossas autoridades entre o Departamento de Segurança Interna, as autoridades policiais locais e o Departamento de Defesa”, disse Waltz ao programa Face the Nation da CBS News.

“O presidente Trump falou sobre um Iron Dome para a América”, disse Waltz, referindo-se ao sistema de defesa antimísseis de Israel. “Isso precisa incluir drones também, não apenas ações adversárias como mísseis hipersônicos.”

Desenvolvido com apoio dos EUA, o Iron Dome de Israel é um sistema de defesa aérea móvel projetado para interceptar foguetes de curto alcance e projéteis de artilharia que colocam em risco áreas povoadas.

A onda de relatos de avistamentos de drones começou em Nova Jersey em meados de novembro, mas se espalhou nos últimos dias para incluir Maryland, Massachusetts e outros estados dos EUA. Os avistamentos atraíram a atenção da mídia e levaram à criação de uma página no Facebook chamada “New Jersey Mystery Drones – let’s solve it” com quase 70.000 membros online.

O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, defendeu a resposta dos EUA, dizendo que sua agência havia destacado pessoal e tecnologia.

“Se houver qualquer motivo para preocupação, se identificarmos qualquer envolvimento estrangeiro ou atividade criminosa, comunicaremos ao público americano adequadamente. No momento, não temos conhecimento de nenhum”, Mayorkas disse à ABC News.

Jim Himes, o principal democrata no Comitê de Inteligência da Câmara, minimizou as preocupações de que os inimigos dos Estados Unidos enviariam drones sobre cidades dos EUA quando eles podem usar satélites para vigiar os EUA com segurança e facilidade.

Ele disse que a Administração Federal de Aviação, que regula o espaço aéreo civil, deveria fazer mais para acalmar as preocupações do público.

“Quando as pessoas estão ansiosas, quando estão nervosas… elas preenchem o vácuo com seus medos e ansiedades”, disse Himes.

A senadora democrata Amy Klobuchar pediu ao governo Biden que realizasse uma reunião informativa com os senadores para explicar “o que está acontecendo aqui”.

“Precisamos de mais transparência”, disse Klobuchar.

Ela também pediu uma análise da regulamentação.

“Porque isso simplesmente não pode ser: ‘Ninguém sabe por que esse drone enorme está bem em cima da casa deles.'”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.