Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 30 janeiro, 2026
Início » Donald Trump declara emergência nacional contra Cuba e cria sanções sobre petróleo

Donald Trump declara emergência nacional contra Cuba e cria sanções sobre petróleo

Por Alexandre Gomes

Governo deve taxar países que forneçam combustível para a ditadura comunista na ilha

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta quinta-feira, 29, que estabelece estado de emergência nacional em relação a Cuba. A medida cria um mecanismo para impor tarifas comerciais a nações que vendam ou abasteçam a ilha com petróleo. As novas regras entram em vigor nesta sexta-feira, 30.

O governo norte-americano justifica a decisão com base na segurança nacional e na política externa. A Casa Branca acusa o regime cubano de manter vínculos estreitos com países e grupos hostis aos interesses de Washington, como Rússia, China e Irã. O texto cita ainda parcerias com as organizações terroristas Hamas e Hezbollah.

De acordo com o documento oficial, os Estados Unidos aplicarão “tolerância zero” contra as atrocidades cometidas pelo regime comunista. Além da questão energética, a ordem menciona violações sistemáticas de direitos humanos e ações que desestabilizam a América Latina.

Estratégia de Trump contra o regime

O Departamento de Comércio identificará os fornecedores de combustível, enquanto o Departamento de Estado definirá o nível das tarifas aplicadas. Donald Trump endureceu a postura contra Havana depois de a inteligência norte-americana realizar uma operação para capturar Nicolás Maduro na Venezuela, no início de janeiro.

O governo dos EUA estuda, inclusive, a implementação de um bloqueio naval para impedir a chegada de insumos básicos ao território cubano. Essa estratégia busca asfixiar financeiramente a ditadura e forçar uma mudança de regime. O secretário de Estado, Marco Rubio, é um dos principais entusiastas da medida dentro da administração.

Em declarações recentes, Donald Trump afirmou que o regime cubano deve cair em breve. O presidente destacou que a Venezuela, antiga aliada e principal provedora de recursos, já não consegue mais enviar petróleo nem dinheiro para sustentar a ilha. O governo dos EUA prometeu endurecer ainda mais as ações caso outros países tentem adotar retaliações comerciais.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.