Um grupo nacional de ex-agentes do Federal Bureau of Investigation enviou uma carta à liderança do Senado em apoio ao indicado de Trump para diretor do FBI, Kash Patel, argumentando que o departamento está “quebrado” e precisa desesperadamente de uma nova direção.
“Como um grupo de agentes especiais aposentados do FBI e ex-analistas de inteligência de todo o país dedicados a restaurar a confiança pública no FBI e devolver o FBI à sua missão original, apoiamos a nomeação de Kash Patel pelo presidente Trump como o próximo diretor do FBI”, dizia a carta, obtida pela Fox News Digital e assinada por mais de 50 ex-agentes aposentados e agentes do FBI do Reform The Bureau.
A carta foi enviada ao presidente do Judiciário Republicano do Senado, Chuck Grassley, ao líder da maioria republicana no Senado, John Thune, ao membro graduado do Judiciário do Senado, Dick Durbin, e ao líder da minoria no Senado, Chuck Schumer.
“Muitos americanos perderam a fé no FBI, e por um bom motivo”, explica a carta. “O FBI está quebrado. E com essa perda de confiança, surgiram ameaças em casa e no exterior. Cartéis de drogas e gangues mexicanas tomaram o controle da fronteira e se infiltraram em cidades por todo o país, trazendo crimes violentos e drogas com eles. Ao mesmo tempo, a China se tornou mais descarada, se envolvendo em espionagem que rouba propriedade intelectual de empresas dos EUA e prejudica nossa segurança nacional.”
“Grupos terroristas estão em ascensão novamente no Oriente Médio, com números desconhecidos inundando nosso país nos últimos quatro anos através de uma fronteira aberta. Assim como essas muitas e variadas ameaças aumentaram, o FBI tem sido usado como uma ferramenta na armamentização do Departamento de Justiça para perseguir seus inimigos políticos. Vidas foram destruídas e os alvos dessas investigações armamentizadas foram forçados a gastar centenas de milhares de dólares de seus próprios fundos pessoais para se defenderem e defenderem suas reputações. Isso precisa parar.”
Os ex-agentes escreveram que o FBI está “precisando desesperadamente de um FBI altamente capaz, imparcial e legalmente obediente, em quem possa confiar” agora “mais do que nunca” e argumentaram que Patel é a pessoa para tornar isso uma realidade.
A carta explicava que, como defensor público e promotor, Patel “operou em ambos os lados do sistema de justiça”, o que lhe dá uma “perspectiva única” para entender a necessidade de aplicar a lei e respeitar os direitos do acusado.
“Como ex-assessor do Congresso, ele entende a importância da supervisão do Congresso e a necessidade do FBI ser responsivo e transparente aos membros do Congresso enquanto eles desempenham essa importante função”, afirma a carta. “E como ex-oficial de segurança nacional do Poder Executivo que serviu no Conselho de Segurança Nacional, na Diretoria de Inteligência e no Pentágono, ele entende o escopo das ameaças à segurança nacional que nosso país enfrenta. O Sr. Patel também entende como organizações como o FBI funcionam e colaboram com outras agências para manter a América segura, e a necessidade de agências altamente capazes, mas legalmente compatíveis, para enfrentar essas ameaças e proteger o povo americano.
“O FBI nunca enfrentou uma necessidade tão urgente e convincente de reforma abrangente como hoje. O Sr. Patel provou que possui a amplitude de experiência necessária para lidar com esses desafios. Sua liderança, expertise e visão o tornam excepcionalmente qualificado para guiar o FBI por esse momento crucial. Por essas razões, apoiamos totalmente a nomeação de Kash Patel.”
Em uma declaração à Fox News Digital, a porta-voz de Patel, Erica Knight, disse: “O apoio desses ex-agentes do FBI e analistas de inteligência ressalta o que muitos americanos já sabem: Kash Patel é o líder íntegro de que precisamos para restaurar a confiança no FBI e reorientá-lo para sua missão principal de proteger o povo americano”.
Patel deve se juntar ao Comitê Judiciário do Senado na quinta-feira, quando a etapa final de seu processo de nomeação começa para valer. Patel esteve no Capitólio se reunindo com legisladores do Senado para angariar apoio para sua nomeação, recebendo elogios de legisladores conservadores como os senadores do Tennessee Marsha Blackburn e Bill Hagerty, bem como endossos de importantes grupos de aplicação da lei, como a National Sheriffs’ Association.
Espera-se que Patel enfrente uma batalha árdua para garantir a nomeação, já que os democratas se opõem ao fato de que ele não tem as qualificações para liderar a agência de segurança pública e que politizaria a agência.