Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 30 janeiro, 2026
Início » Destróier dos EUA atraca no porto do Mar Vermelho de Israel em meio ao aumento das tensões com o Irã

Destróier dos EUA atraca no porto do Mar Vermelho de Israel em meio ao aumento das tensões com o Irã

Por Alexandre Gomes

O presidente Donald Trump tem repetidamente destacado a “armada massiva” que está se movendo em direção ao Irã.

Um destróier guiado por mísseis da Marinha dos EUA, o USS Delbert D. Black, atracou na sexta-feira no porto israelense de Eilat, no Mar Vermelho, em meio a tensões contínuas entre a administração Trump e a República Islâmica do Irã.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que a chegada da embarcação foi pré-planejada e parte da cooperação contínua entre as forças americanas e israelenses, informou o Times of Israel. A escala ocorre enquanto Washington continua a reposicionar ativos militares em todo o Oriente Médio, incluindo o grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln.

O presidente Donald Trump tem elogiado repetidamente a “armada massiva” que está se movendo em direção ao Irã enquanto pressiona o regime a negociar um acordo nuclear e parar de matar manifestantes anti-regime.

O USS Dilbert D. Black atracou em Eilat, Israel, hoje.

O navio é um contratorpedeiro da classe Arleigh Burke, capaz de se defender contra aeronaves e mísseis e lançar mísseis de cruzeiro Tomahawk.

pic.twitter.com/3glGyHyg7g

— Kassy Akiva (@kassyakiva) 30 de janeiro de 2026

O USS Delbert D. Black foi rastreado navegando pelo Canal de Suez no início desta semana em direção ao Golfo, tornando-o provavelmente o décimo navio de guerra americano operando na área de responsabilidade do Comando Central dos EUA (CENTCOM), que supervisiona as forças americanas no Oriente Médio, Ásia Central e partes do Sul da Ásia.

A embarcação é um contratorpedeiro da classe Arleigh Burke, projetado para combater ameaças aéreas, em terra, no mar e submersas. Ele está equipado com o sistema de combate AEGIS, que pode se defender contra aeronaves, mísseis e ameaças de superfície, e é capaz de lançar mísseis de cruzeiro Tomahawk de longo alcance. Mais de 30 Tomahawks foram usados no ataque dos EUA a instalações nucleares iranianas em junho de 2025.

Segundo a Marinha dos EUA, 73 contratorpedeiros da classe Arleigh Burke estão atualmente em comissão, com 10 em construção e outros 16 sob contrato.

Navios de guerra americanos frequentemente operam no Mar Vermelho, embora as paradas em Eilat sejam relativamente raras. Em 2022, o USS Nitze atracou em Eilat, seguido por uma visita do USS Truxtun em 2023.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.