“Eu só não quero que eles tenham uma arma nuclear porque o mundo será destruído”
No domingo, falando no programa “Meet The Press” da NBC, o presidente Trump reiterou sua perspectiva de que só se contentará com o desmantelamento total do programa nuclear do Irã.
Kristin Welker, da NBC News, perguntou: “Seu governo conversou com o Irã. O objetivo dessas conversas é limitar o programa nuclear iraniano ou desmantelá-lo completamente?”
“Desmantelamento total”, disse Trump sem rodeios.
“É só isso que você vai aceitar?”, insistiu Welker.
“Sim, é tudo o que eu aceitaria”, respondeu Trump. “Agora, há uma nova teoria circulando de que o Irã teria permissão para ter instalações civis — ou seja, para produzir eletricidade e… mas eu digo, sabe, eles têm tanto petróleo, para que precisam dele? Mas, sabe, eu já vi isso acontecer com outros estados, que estão buscando fazer algo e têm muito petróleo. O Irã tem uma energia tremenda. Sabe, eu impus sanções, se você sabe disso, eu impus sanções bem fortes há dois dias, sobre o petróleo.”
“É interessante o que você está dizendo”, insistiu Welker. “Porque o Secretário Rubio disse que aceitaria, ou a ideia é que haja uma abertura para aceitar um programa nuclear pacífico e civil.”
“Bem, é isso que as pessoas… eu não disse nada contraditório”, respondeu Trump. “Eu disse que as pessoas estão falando sobre isso. E isso é algo realmente muito novo no diálogo. E eu teria que ser, sabe, minha inclinação é dizer: ‘Para que você precisa disso? Você tem muito petróleo.'”
“Então você quer o desmantelamento total, afinal?”, perguntou Welker.
“Acho que eu estaria aberto a ouvir isso, sabe? Energia civil, é como se chama”, respondeu Trump. “Mas, sabe, energia civil muitas vezes leva a guerras militares. E não queremos que eles tenham uma arma nuclear. É um acordo muito simples. Quero que o Irã seja realmente bem-sucedido, realmente grandioso, realmente fantástico. A única coisa que eles não podem ter é uma arma nuclear. Se eles querem ter sucesso, tudo bem. Eu quero que eles tenham muito sucesso. E, sabe, o povo iraniano é incrível. Eu só não quero que eles tenham uma arma nuclear porque o mundo será destruído.”