A economia britânica registrou uma leve recessão no ano passado, conforme dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (28), colocando nas mãos do primeiro-ministro Rishi Sunak, o desafio de garantir aos eleitores a segurança econômica sob seu governo, antes das eleições previstas para o final deste ano.
O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu 0,1% no terceiro trimestre e 0,3% no quarto, de acordo com o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS), confirmando estimativas preliminares.
“O PIB iniciou o ano com um desempenho fraco, o que significa que o crescimento em 2024 provavelmente será inferior a 1%”, disse Martin Beck, economista-chefe do EY ITEM Club. “No entanto, prevê-se uma aceleração no ritmo ao longo do ano.”
Embora a economia britânica tenha apresentado sinais de recuperação no início de 2024, com um crescimento mensal de 0,2% em janeiro e pesquisas não oficiais indicando continuidade em fevereiro e março, os cortes de impostos anunciados pelo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, e a expectativa de redução das taxas de juros devem impulsionar a economia ao longo do ano.
No entanto, o Reino Unido ainda está entre os países que mais lentamente se recuperam dos impactos da pandemia de COVID-19. No final do ano passado, sua economia estava apenas 1% maior do que no final de 2019, com a Alemanha sendo o único país do Grupo dos Sete a ter um desempenho pior.
Em 2023, a economia cresceu apenas 0,1%, registrando seu desempenho mais fraco desde 2009, excluindo o pico da pandemia em 2020. O PIB per capita, que não cresce desde o início de 2022, diminuiu 0,6% no quarto trimestre e 0,7% ao longo de 2023.
Apesar dos dados econômicos desafiadores, a libra esterlina permaneceu estável em relação ao dólar e ao euro após a divulgação dos números.
O Banco da Inglaterra (BoE) indicou que a inflação está se aproximando do ponto em que pode começar a reduzir as taxas de juros. Enquanto o BoE espera um crescimento de 0,25% este ano, os analistas orçamentais oficiais preveem uma expansão de 0,8%.
O déficit em conta corrente do Reino Unido totalizou 21,18 bilhões de libras (26,70 bilhões de dólares) no quarto trimestre, um pouco abaixo da previsão de 21,4 bilhões de libras em uma pesquisa da Reuters com economistas, representando 3,1% do PIB, acima dos 2,7% no terceiro trimestre. O déficit subjacente aumentou para 3,9% do PIB.