“Tudo está na mesa agora.”
O governo Trump ordenou que promotores do Departamento de Justiça em todo o país investiguem se a rede de doações de George Soros forneceu apoio material a grupos terroristas.
Promotores federais foram instruídos a investigar a possibilidade de apresentar acusações de extorsão, incêndio criminoso, fraude eletrônica e apoio material ao terrorismo contra a Open Society Foundations (OSF), de Soros, de acordo com uma cópia de uma diretiva obtida pelo The New York Times. A organização é criticada há muito tempo por conservadores por apoiar financeiramente causas de esquerda.
“Tudo está sobre a mesa agora”, disse a procuradora-geral Pam Bondi na quinta-feira quando questionada sobre o relatório.
A diretiva foi emitida para procuradores dos EUA na Califórnia, Nova York, Washington, DC, Chicago, Detroit e Maryland.
“Este Departamento de Justiça, juntamente com nossos dedicados e esforçados procuradores dos EUA, sempre priorizará a segurança pública e investigará organizações que conspiram para cometer atos de violência ou outras violações da lei federal”, disse o porta-voz do Departamento de Justiça, Chad Gilmartin, ao Times.
A diretiva cita um relatório do Capital Research Center, um grupo de vigilância conservador, que diz que a OSF doou mais de US$ 80 milhões a “grupos ligados ao terrorismo ou à violência extremista”.
O relatório disse que a OSF financiou grupos que “treinaram ativistas em destruição de propriedade e sabotagem durante os distúrbios de 2020”, apoiaram a violenta campanha Stop Cop City em Atlanta e instruíram “ativistas no uso de identidades falsas, bloqueios e perturbação econômica” para protestar contra Israel.
Em um comunicado, a OSF disse que a investigação foi um ataque “politicamente motivado” à “sociedade civil”.
“A Open Society Foundations condena inequivocamente o terrorismo e não o financia. Nossas atividades são pacíficas e legais, e espera-se que nossos beneficiários respeitem os princípios dos direitos humanos e cumpram a lei”, afirmou o grupo.
Os apelos para investigar e reprimir a violência de esquerda aumentaram após o assassinato do comentarista conservador Charlie Kirk. O vice-chefe de gabinete da Casa Branca para Políticas Públicas, Stephen Miller, disse que o governo perseguiria organizações como a Open Society Foundations, que ele acusou de facilitar a violência.
No mês passado, o presidente Donald Trump pediu que Soros fosse processado, alegando que o bilionário húngaro de Nova York e seu filho, Alex, apoiaram protestos violentos em todo o país.
“George Soros e seu maravilhoso filho da Esquerda Radical deveriam ser acusados de RICO por seu apoio a Protestos Violentos e muito mais, em todos os Estados Unidos da América”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social. “Isso inclui seus amigos loucos da Costa Oeste. Cuidado, estamos de olho em vocês!”