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sexta-feira, 15 novembro, 2024
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Deixe o petróleo comigo: Trump promete liberar a energia dos EUA e desfazer as principais regras de Biden no segundo mandato

Por Alexandre Gomes

Os objetivos da política de Trump incluem deixar o acordo climático de Paris, aliviar os padrões de emissões e reforçar a energia doméstica.

O presidente eleito Donald Trump passou grande parte de sua campanha de 2024 prometendo restaurar o domínio energético dos EUA por meio do reforço da produção de petróleo e gás , da expansão do fracking e do fim da pausa nas exportações de gás natural liquefeito, um forte contraste com seu antecessor e gerando novas questões sobre como ele agirá para implementar algumas dessas mudanças radicais.

Trump prometeu em um comício na Pensilvânia no mês passado que acabaria com a “guerra à energia” do governo Biden e com as “desastrosas” políticas energéticas que, segundo ele, permeiam o atual governo.

“Eles aniquilaram suas siderúrgicas, dizimaram seus empregos no setor de carvão, atacaram seus empregos no setor de petróleo e gás e venderam seus empregos na indústria para a China e outras nações estrangeiras em todo o mundo”, disse Trump sobre o governo Biden.

Não é a primeira vez que Trump usa questões energéticas e climáticas para criar um forte contraste com seu antecessor.

O presidente eleito republicano prometeu usar seu segundo mandato na Casa Branca para sair novamente do acordo climático de Paris, desfazer padrões rígidos de emissões para veículos e usinas de energia e reforçar a produção de petróleo e gás dos EUA, inclusive por meio de fracking, que é a tecnologia controversa pela qual fluidos pressurizados são usados ​​para extrair gás natural de rochas de xisto.

Nos dias seguintes à sua vitória, grupos da indústria que representam os maiores produtores de petróleo e gás do país disseram à Fox News Digital que não têm dúvidas de que Trump cumprirá essas promessas em um segundo mandato.

“A energia estava na cédula” nas eleições de 2024, disse o presidente e CEO do Instituto Americano de Petróleo, Mike Sommers, em um comunicado .

Ao eleger Trump, Sommers disse que os eleitores “enviaram um sinal claro de que querem escolhas, não mandatos, e uma abordagem que inclua todos os itens acima, que aproveite os recursos da nossa nação e se baseie nos sucessos de seu primeiro mandato”.

Há meses, Trump promete “desfazer” a Lei de Redução da Inflação, a principal legislação dos democratas sobre gastos com clima e energia limpa, que aloca US$ 369 bilhões em subsídios destinados a repatriar investimentos para fabricação de veículos elétricos e produção de baterias, bem como novos projetos eólicos e solares em larga escala.

Trump descreveu a lei como o “maior golpe da história”, mas, por si só, não está claro quais ações ele poderia tomar para anular a legislação.

Embora Trump agora tenha apoio majoritário dos republicanos tanto na Câmara quanto no Senado, é improvável que ele tome medidas para anular completamente a Lei de Redução da Inflação , em parte porque uma grande parte dos fundos designados pela lei para ajudar a subsidiar a construção de projetos de energia limpa e fábricas já foi concedida.

Grande parte do financiamento, de fato, foi para estados liderados pelos republicanos.

Outros obstáculos também existem. Como o IRA é uma lei, Trump não poderia agir sozinho para desfazer a legislação .

Mas ele poderia tomar certas medidas para restringir a elegibilidade para certos créditos ou incentivos fiscais.

Como presidente, Trump pode endurecer as restrições para montadoras qualificadas para o crédito tributário para veículos elétricos, aumentando os custos de fabricação e, por sua vez, tornando os veículos elétricos mais caros para os consumidores.

Também é provável que Trump introduza novas tarifas sobre certos veículos elétricos de fabricação chinesa e outros produtos, numa tentativa de incentivar Pequim a construir mais veículos elétricos nos EUA.

Nesse sentido, Trump disse que este ano está considerando tarifas de “60% ou mais” sobre veículos elétricos fabricados na China para evitar que seus veículos saturem o mercado dos EUA.

Mas isso pode sair pela culatra, alertam alguns especialistas. O Center for Federal Tax Policy da Tax Foundation estimou que mesmo uma tarifa de 10% sobre EVs de fabricação chinesa poderia aumentar os impostos para os consumidores dos EUA em mais de US$ 300 bilhões por ano.

O grupo também poderia ameaçar medidas retaliatórias de Pequim e outros parceiros comerciais, incluindo tarifas retaliatórias sobre produtos dos EUA.

Ainda assim, é improvável que os republicanos e grupos da indústria diminuam a pressão para agir.

O American Petroleum Institute publicou um “mapa de política” de cinco pontos esta semana, buscando influenciar as ações da nova administração no setor de fabricação de automóveis. Entre seus pedidos: Reverter os rigorosos padrões de economia de combustível da administração Biden para veículos, que visam uma redução de 8% na poluição do escapamento para os anos modelo de 2024 e 2025 e, então, aumentar para 10% em 2026.

Também pediu a Trump que emitisse um plano de cinco anos para expandir os arrendamentos de perfuração offshore de petróleo e gás.

“Nosso país tem uma oportunidade geracional de alavancar totalmente a liderança energética dos EUA para melhorar a vida de todos os americanos e trazer estabilidade a um mundo volátil”, disse Sommers em uma carta que a API enviou a Trump junto com seu plano.

“Nunca foi tão vital que os Estados Unidos controlassem seu futuro energético.”

Mas outros duvidam que Trump vá renunciar a uma indústria que já recebeu bilhões de dólares em investimentos de montadoras .

“Presidentes vêm e vão, mas a indústria automobilística segue em frente”, disse Mark Schirmer, diretor de insights do setor e comunicações corporativas da Cox Automotive, aos repórteres esta semana.

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