França e Itália estão intensificando suas medidas de segurança após o recente ataque em Moscou na última sexta-feira. Enquanto isso, o Sistema de Segurança Interna de Portugal optou por manter o mesmo nível de alerta, que foi ajustado em outubro de 2023.
Vários países europeus aumentaram seu nível de alerta em resposta ao ataque a uma casa de espetáculos em Moscou na última sexta-feira.
A França elevou seu nível de alerta terrorista para o máximo, depois de tê-lo reduzido para o nível 2 de “segurança reforçada” em janeiro, de acordo com agências internacionais.
Desde 21 de março deste ano, 130 escolas secundárias francesas estão sob ameaça de ataque, após o envio de várias mensagens e vídeos de decapitação para os alunos.
O governo francês prometeu perseguir os responsáveis pelo ciberataque, com o Ministério Público de Paris abrindo uma investigação por “acesso e uso fraudulento de sistema automatizado de processamento de dados” e “introdução fraudulenta de dados”.
A população francesa está enfrentando um aumento do controle e buscas em locais com grande concentração de pessoas, bem como em locais de culto e escolas.
“Nunca é algo favorável, é sempre uma restrição à liberdade, mas temos que fazê-lo”, disse um cidadão francês citado pelas agências internacionais.
3.000 soldados franceses foram destacados para áreas residenciais, enquanto outros 4.000 estão em alerta, prontos para serem mobilizados a qualquer momento.
Na Itália, o ministro do Interior, Matteo Piantedosi, anunciou na segunda-feira que serão implementadas medidas de segurança durante o período da Páscoa.
“Estamos reforçando as medidas de proteção, vigilância e prevenção que já estão em vigor. Elas já estão em um nível elevado desde 7 de outubro, quando os cenários internacionais se tornaram mais complexos”, disse Piantedosi, conforme citado por agências internacionais.
Áustria, Alemanha e Bélgica revelaram que manterão seu atual nível de alerta terrorista, que já é elevado, assim como a Espanha, que mantém o nível quatro de alerta desde junho de 2015.
Portugal não planeja elevar seu nível de alerta para ameaças de terrorismo. O Sistema de Segurança Interna português considera que a avaliação atual da ameaça é adequada, de acordo com agências internacionais.
O grau de ameaça terrorista em Portugal foi aumentado em outubro de 2023, do nível quatro “moderado” para o nível três “significativo”, após o ataque terrorista do Hamas em Israel em 7 de outubro.