Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 8 novembro, 2024
Início » Colapso da coligação governamental da Alemanha

Colapso da coligação governamental da Alemanha

Por Alexandre Gomes

O chanceler alemão Scholz diz que um voto de confiança está planejado para janeiro, possivelmente abrindo caminho para eleições antecipadas. A medida ocorre enquanto Scholz demitiu o ministro das Finanças Christian Lindner em meio a divisões sobre planos econômicos.

AfD diz que colapso de semáforo é “libertação” para a Alemanha

O partido de direita da oposição Alternativa para a Alemanha (AfD) diz que acolheu o colapso da coalizão de governo do chanceler Olaf Scholz como algo esperado e uma “libertação” para a Alemanha.

Os líderes do AfD na câmara baixa do parlamento alemão, Alice Weidel e Tino Chrupalla, acusaram a coalizão de levar o país a um abismo econômico.

“Após meses de impasse e inúmeras sessões de terapia egocêntricas, precisamos agora urgentemente de um novo começo político fundamental para tirar a economia e o país como um todo da grave crise na qual foi mergulhado pelas políticas ideológicas do SPD, Verdes e FDP”, acrescentaram.

Os líderes pediram que Scholz convocasse imediatamente um voto de confiança.

Scholz provavelmente liderará governo minoritário buscando apoio conservador

Depois de demitir Christian Lindner, do FDP, encerrando efetivamente a coalizão com os Democratas Livres, espera-se que Olaf Scholz lidere um governo minoritário com seus Sociais-Democratas e os Verdes.

Ele teria que contar com maiorias parlamentares improvisadas para aprovar leis e planeja realizar um voto de confiança parlamentar em seu governo em 15 de janeiro.

Isso pode desencadear eleições antecipadas até o final de março.

Scholz disse que pediria apoio ao líder conservador Friedrich Merz para aprovar o orçamento e aumentar os gastos militares, e Merz deve responder em uma entrevista coletiva na manhã de quinta-feira.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.