Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 14 janeiro, 2025
Início » China pretende aprofundar laços com o Caribe, Granada afirma princípio de uma só China

China pretende aprofundar laços com o Caribe, Granada afirma princípio de uma só China

Por Alexandre Gomes

A China está pronta para aprofundar sua parceria cooperativa abrangente com as nações caribenhas, disse o presidente Xi Jinping na segunda-feira durante uma reunião em Pequim com o primeiro-ministro Dickon Mitchell, de Granada, antigo aliado diplomático de Taiwan.

A China está disposta a manter a assistência aos países da região para ajudar em seu desenvolvimento econômico e social, disse Xi, citando a agência de notícias oficial Xinhua.

Granada se beneficiou muito dos laços com a China e espera fortalecer a cooperação com o gigante asiático, disse Mitchell na reunião.

“Ambos os lados devem… traçar um novo modelo para o desenvolvimento de longo prazo e de alto nível das relações bilaterais”, disse Xi, acrescentando que os laços bilaterais se desenvolveram com sucesso nas últimas duas décadas.

Mitchell disse que Granada aderiu firmemente ao princípio de uma só China e pediu que sua soberania e integridade territorial fossem respeitadas, acrescentou a Xinhua.

Mitchell, o primeiro líder estrangeiro que Xi encontrou este ano em Pequim, estava em visita oficial de uma semana à China desde sábado.

O Caribe e a América Latina têm a maior concentração de aliados de Taiwan, com sete dos 12 aliados restantes na região.

A China vê a ilha governada democraticamente como parte de seu território, sem direito a laços entre estados, uma posição que o governo de Taiwan contesta veementemente.

Taiwan rompeu relações com Granada há 20 anos, depois que a nação caribenha mudou seus laços com a China.

No Caribe, Haiti, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, assim como São Vicente e Granadinas ainda são seus aliados.

China e Taiwan trocam acusações há anos de uso da “diplomacia do dólar” enquanto competem por reconhecimento diplomático.

No ano passado, autoridades de segurança de Taiwan disseram acreditar que a China provavelmente continuaria a reduzir o número de aliados.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.