Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 13 outubro, 2025
Início » Cessar-fogo começa em Gaza após Israel aprovar oficialmente a primeira fase do plano de paz

Cessar-fogo começa em Gaza após Israel aprovar oficialmente a primeira fase do plano de paz

Por Alexandre Gomes

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu agradeceu ao presidente Donald Trump e às IDF em comentários após a adoção do acordo.

Israel e o grupo terrorista Hamas entraram oficialmente em um cessar-fogo depois que os dois lados chegaram a um acordo sobre o estágio inicial de um plano para acabar com a guerra em Gaza.

O acordo foi apresentado ao governo israelense na quinta-feira. O gabinete de segurança votou na quinta-feira para aprovar o acordo, firmado após dias de negociações em Sharm el-Sheikh, Egito.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anunciou a adoção do acordo após a votação do conselho de segurança.

“Lutamos durante esses dois anos para atingir nossos objetivos de guerra, e um dos principais objetivos é devolver os reféns — todos os reféns, os vivos e os mortos — e estamos prestes a atingir esse objetivo”, disse Netanyahu.

O enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, sentaram-se ao lado do primeiro-ministro israelense no anúncio.

“Eu realmente quero dizer que tudo isso não teria sido possível sem a bravura das Forças de Defesa de Israel (IDF)”, afirmou Kushner. “Conheço muitos de vocês, provavelmente todos vocês têm familiares, amigos que participaram dessa luta… arriscaram seus sacrifícios para lutar pelo seu país e tentar fazer a diferença. Acho que isso fez uma diferença muito, muito grande.”

Prime Minister of Israel on Twitter / X

Trump deve visitar Israel nos próximos dias e discursar no Knesset, uma honra rara para um presidente dos EUA. O presidente do Knesset, Amir Ohana, convidou oficialmente na quinta-feira o “Presidente da Paz” para discursar no órgão israelense.

O cessar-fogo inclui a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas. Trump afirmou que espera que os 20 reféns vivos ainda mantidos pelo Hamas sejam devolvidos a Israel no início da próxima semana.

Não está claro quantos reféns mortos, 28 no total, serão devolvidos a Israel. Relatos durante as negociações sugeriram que autoridades israelenses estavam preocupadas com a possibilidade de o Hamas não saber a localização dos corpos de todos os mortos e não conseguir devolvê-los.

Em troca, espera-se que Israel liberte centenas de prisioneiros palestinos. A libertação pode incluir também terroristas notórios.

Espera-se que as forças militares israelenses se retirem do coração de Gaza durante a primeira fase do cessar-fogo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.