Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 24 outubro, 2025
Início » ‘Cartéis são o Estado Islâmico do Ocidente’, diz Trump

‘Cartéis são o Estado Islâmico do Ocidente’, diz Trump

Por Alexandre Gomes

O presidente norte-americano culpou o seu antecessor, Joe Biden, pelo avanço da criminalidade no país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “os cartéis são o Estado Islâmico do Ocidente”. O republicano deu a declaração durante pronunciamento à imprensa, nesta quinta-feira, 23, na Casa Branca.

Na ocasião, o presidente norte-americano detalhou a força-tarefa criada no seu governo para combater grupos criminosos nos 50 Estados do país.

“Em questão de semanas, essa força-tarefa conseguiu prender vários líderes de cartéis, operadores, membros de gangues, o maior número da história norte-americana”, afirmou Trump. “Mais de 3 mil já foram detidos e esse número continua aumentando.”

O presidente citou o Cartel de Sinaloa, o MS-13 e o Tren de Aragua. Segundo Trump, o governo de Joe Biden “permitiu que esses cartéis e seus operadores entrassem e tomassem conta” dos EUA.

“Essas gangues transnacionais trouxeram um banho de sangue para solo norte-americano e são grupos terroristas, muitas vezes são até piores que terroristas”, continuou Trump. “Os cartéis são o Estado Islâmico do Hemisfério Ocidental, eles trazem uma violência monstruosa, cortam cabeças, queimam os inimigos vivos, queimam pessoas inocentes vivas. Eles mantêm arsenais de armas e soldados, usam extorsão, assassinatos e sequestros para ter controle político e econômico.”

O presidente dos EUA finalizou ironizando o governo anterior: “Muito obrigado, Joe Biden, por permitir que isso ocorresse”.

Trump culpa Biden por avanço dos cartéis

De acordo com o presidente norte-americano, o seu antecessor “se rendeu aos cartéis”.

“Mas, estamos retomando o nosso país e muito rapidamente”, afirmou Trump. “O que nós herdamos foi uma desgraça, na verdade. Quando Biden era presidente… acho que ele não era presidente, era uma caneta automática que assinava por ele, quase 100% daqueles que entraram no país pela fronteira sul eram alguns dos mais perigosos criminosos.”

“Estamos tratando os cartéis como uma ameaça central, porque é isso que eles são”, seguiu o republicano. “Eles estão declarando guerra aos Estados Unidos e como eu prometi em campanha, estamos declarando guerra a eles.”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.