Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 26 novembro, 2024
Início » Caos na Grécia: Militantes de extrema esquerda presos após ataques brutais

Caos na Grécia: Militantes de extrema esquerda presos após ataques brutais

Por Alexandre G.

A polícia antiterrorismo grega realizou uma série de operações e detenções na terça-feira, relacionadas a ataques atribuídos a militantes de extrema esquerda, incluindo o envio de um pacote-bomba a um juiz sênior, anunciaram autoridades.

Esta repressão ocorre após um aumento da violência perpetrada por grupos de extrema esquerda nos últimos meses, incluindo uma explosão diante do Ministério do Trabalho em Atenas, que felizmente não resultou em feridos.

Em comunicado, a polícia informou que foram apreendidas armas de fogo e explosivos durante as operações, resultando na prisão de seis pessoas na capital. Além disso, outras quatro pessoas, já cumprindo penas de prisão, são suspeitas de envolvimento nos incidentes.

Os dez suspeitos enfrentam uma série de acusações, incluindo pertencimento a organização terrorista, tentativa de homicídio e violação das leis de armas e explosivos.

Os ataques realizados causaram danos a edifícios e veículos, mas não deixaram vítimas.

A Grécia enfrentou décadas de violência promovida por grupos militantes de extrema esquerda, desde bombardeios e assassinatos até pequenos ataques incendiários. Embora muitos dos principais grupos tenham sido desmantelados ou tenham encerrado suas atividades, novas facções – predominantemente anarquistas – emergiram, reivindicando recentes atentados de menor escala.

O envio de um pacote-bomba a um juiz sênior na cidade de Thessaloniki, no início deste mês, foi neutralizado por especialistas após o destinatário considerá-lo suspeito e alertar a segurança do tribunal, resultando na evacuação do prédio.

Um grupo até então desconhecido denominado Armed Response assumiu a autoria em uma publicação online, prometendo intensificar os ataques contra o judiciário em solidariedade aos colegas militantes detidos.

Segundo o comunicado policial divulgado na terça-feira, os suspeitos também são vinculados a quatro ataques discretos desde junho de 2023, envolvendo o uso de pequenas bombas ou granadas de mão em Atenas e na cidade de Larissa, no centro da Grécia.

Os alvos incluíram um banco, uma empresa de construção, um veículo pertencente a um funcionário do serviço penitenciário e uma residência em Larissa. Os ataques foram reivindicados por um grupo de extrema esquerda conhecido como Coordenação para a Vingança.

Outros incidentes recentes reivindicados por militantes de extrema esquerda incluem o ataque ao Ministério do Trabalho, que ocorreu após um aviso emitido por um grupo denominado Autodefesa da Classe Revolucionária.

Em dezembro, uma bomba foi descoberta na entrada de um complexo da polícia de choque em Atenas, felizmente não chegando a detonar.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.