O Canadá, que antes se apresentava como um dos países mais acolhedores do mundo para refugiados e imigrantes, está lançando uma campanha publicitária global online alertando os requerentes de asilo que fazer uma solicitação é difícil.
Os C$ 250.000 ($ 178.662) em anúncios serão veiculados até março em 11 idiomas, incluindo espanhol, urdu, ucraniano, hindi e tâmil, disse o departamento de imigração à Reuters. Eles são parte de uma mudança mais ampla no tom do governo impopular do primeiro-ministro Justin Trudeau sobre imigração e um esforço para reprimir os pedidos de refúgio.
Os migrantes têm sido responsabilizados pelos altos preços das moradias, embora alguns especialistas argumentem que essa é uma explicação simplista, e pesquisas mostram que um número crescente de canadenses acha que o país aceita muitos recém-chegados.
O orçamento da campanha de quatro meses deve custar um terço do gasto total em anúncios semelhantes nos sete anos anteriores.
Consultas de pesquisa como “como solicitar asilo no Canadá” e “refugiado Canadá” gerarão conteúdo patrocinado intitulado “Sistema de asilo do Canadá – Fatos sobre asilo”, disse o ministério.
“Pedir asilo no Canadá não é fácil. Há diretrizes rígidas para se qualificar. Descubra o que você precisa saber antes de tomar uma decisão que pode mudar sua vida”, diz um anúncio.
O Canadá há muito tempo é visto como um lugar acolhedor para recém-chegados. Agora, seus líderes estão cortando a imigração e tentando fazer com que os residentes temporários saiam e impedir que pessoas que fogem do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, peçam asilo.
“O Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá está trabalhando para combater a disseminação de informações falsas e enganosas sobre o sistema de imigração do Canadá e para destacar os riscos de trabalhar com representantes não autorizados”, escreveu um porta-voz do departamento em um e-mail.
Atraso de casos dos refugiados
Pode ser uma batalha difícil. O sistema de refugiados do Canadá enfrenta um acúmulo de 260.000 casos em meio ao crescente deslocamento global. O governo tem pouco controle sobre quem pede asilo.
Seu ministro da imigração deu a entender que as reivindicações de fast-tracking são consideradas improváveis de serem bem-sucedidas. O governo espera que milhões de pessoas deixem o país por conta própria quando seus vistos expirarem, e o ministro da imigração ameaçou deportá-las se não o fizerem.
É uma reviravolta dramática para um governo que durante anos preparou um tapete de boas-vindas.
Em janeiro de 2017, quando Trump assumiu o cargo, Trudeau tuitou, abre uma nova aba: “Para aqueles que fogem da perseguição, do terror e da guerra, os canadenses os receberão, independentemente de sua fé. A diversidade é nossa força #WelcomeToCanada.”
Em 17 de novembro, quase oito anos depois, Trudeau publicou um vídeo promovendo as políticas de imigração de seu governo, denunciando “maus atores” que “têm explorado nosso sistema de imigração para seus próprios interesses”.
No mês passado, o governo liberal, atrás nas pesquisas, anunciou que está cortando a imigração permanente e temporária . A população deve encolher ligeiramente por dois anos.
Campanhas publicitárias para combater a desinformação sobre como solicitar asilo podem ser úteis, disse o professor de direito da Universidade de Ottawa e especialista em imigração Jamie Chai Yun Liew.
“Por outro lado, se eles estão dizendo, ‘Você não é bem-vindo’… parece contrário à abordagem do Canadá no passado”, ela disse. “Eles mudaram suas mensagens.”