Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 26 setembro, 2024
Início » Brasil bate de frente com EUA: Lula rejeita novas sanções contra Venezuela

Brasil bate de frente com EUA: Lula rejeita novas sanções contra Venezuela

Por Marina B.

Independentemente dos desdobramentos eleitorais na Venezuela, o Brasil se oporá à aplicação de novas sanções econômicas e comerciais dos Estados Unidos contra o país, informaram auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à CNN.

As chances de uma nova rodada de sanções, caso Nicolás Maduro insista em afirmar que venceu as eleições do último domingo (28), passaram a ser vistas em Brasília como mais prováveis após o Departamento de Estado dos EUA reconhecer o oposicionista Edmundo González Urrutia como vencedor do pleito.

Para o Palácio do Planalto e o Itamaraty, sanções contra a Venezuela tendem a agravar as dificuldades socioeconômicas do país e punir principalmente a população mais pobre, sem alcançar os efeitos políticos desejados.

Na avaliação do governo brasileiro, mesmo que o objetivo seja pressionar Maduro e seus aliados, as consequências práticas podem incluir um novo aumento da emigração venezuelana e um desarranjo ainda maior da economia.

Tradicionalmente, o Brasil é contra sanções unilaterais a qualquer país e defende que esse tipo de medida deve ser discutida no âmbito das Nações Unidas (ONU).

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.