“Eu cumpri todos os padrões éticos. Não questionem minha capacidade de ser justa e imparcial como Procurador-Geral.”
A procuradora-geral Pam Bondi desabafou sobre o senador Richard Blumenthal (D-CT) durante uma audiência no Capitólio na terça-feira, desafiando diretamente sua credibilidade quando ele tentou sugerir que ela não havia lidado adequadamente com uma situação específica.
Bondi levantou o espectro de um escândalo que eclodiu em 2010, quando uma investigação revelou que Blumenthal frequentemente insinuava que era um veterano do Vietnã, quando, na verdade, havia recebido uma série de adiamentos antes de se juntar à Reserva da Marinha em 1970. Embora tenha participado de exercícios nos Estados Unidos, ele nunca foi destacado durante a guerra.
Blumenthal começou com uma pergunta sobre uma fusão recente que envolveu a Ballard Partners, uma empresa onde Bondi havia trabalhado anteriormente.
Gunther Eagleman™ on Twitter / X
“Na fusão envolvendo a American Express GBT [Global Business Travel], entendo que Brian Ballard, antigo patrocinador e chefe do escritório de advocacia onde você trabalhava, foi fundamental para pressionar o Departamento de Justiça a desistir do processo”, disse Blumenthal. “Ele foi arquivado, portanto, não está sujeito a revisão judicial. Que conversas você teve com o Sr. Ballard?”
“Senador Blumenthal, não acredito que o senhor me acusaria de impropriedade quando mentiu sobre seu serviço militar. O senhor mentiu, admitiu que mentiu para ser eleito senador dos EUA”, retrucou Bondi.
“Não estou perguntando a você — não estou acusando você de impropriedade — eu estou —” Blumenthal tentou interromper várias vezes, mas Bondi continuou a falar por cima dele.
“Nunca questione minha integridade. Eu respeitei todos os padrões éticos. Não questione minha capacidade de ser justa e imparcial como Procuradora-Geral”, disse ela.
“Você responderá a essa pergunta para outro dos meus colegas”, concluiu Blumenthal.
Os dois se enfrentaram em várias perguntas durante a audiência, com Blumenthal perguntando a Bondi sobre um jantar que ela teve com o presidente Donald Trump — e o que foi discutido durante o jantar.
“Senador, não vou discutir nenhuma conversa que tive ou não com o Presidente dos Estados Unidos. O senhor é advogado, tem formação em Direito e sabe que não farei isso”, disse ela.
Lendo um pedaço de papel à sua frente, ela citou: “’Continuarei lutando para garantir que a aplicação da lei e o processo judicial avancem sem interferência política. Ninguém está acima da lei, nem mesmo o presidente.’ Essa é uma citação sua, Senador Blumenthal.”