O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou nesta sexta-feira os detalhes de uma proposta de acordo em três fases feita por Israel ao Hamas. Segundo Biden, essa proposta permitirá a libertação de todos os reféns em Gaza e poderá significar o fim do conflito de quase oito meses, conforme reportado pela AP.
De acordo com Biden, o Hamas “já não é capaz” de realizar ataques em larga escala contra Israel. Falando na Casa Branca, ele descreveu a proposta como “um mapa para um cessar-fogo duradouro e a libertação de todos os reféns”.
Fases da Proposta de Acordo
Primeira Fase:
- Duração: Seis semanas.
- Ações: “Cessar-fogo completo e total”, retirada das forças israelitas de todas as áreas populadas em Gaza.
- Libertação de reféns: Mulheres, idosos e feridos serão libertados em troca de centenas de prisioneiros palestinianos.
- Libertação de reféns americanos e devolução dos corpos de reféns assassinados.
- Aumento da assistência humanitária, com 600 caminhões entrando em Gaza diariamente.
Segunda Fase:
- Libertação dos restantes reféns vivos e soldados.
- Retirada total das forças israelitas de Gaza.
- Transformação do cessar-fogo temporário em cessação permanente das hostilidades, desde que o Hamas cumpra seus compromissos.
Terceira Fase:
- Início da reconstrução de Gaza, um processo que deverá levar décadas devido à devastação causada pelos combates.
Expansão da Ofensiva em Rafah
O exército de Israel confirmou nesta sexta-feira que suas forças estão expandindo a ofensiva em Rafah. Comandos israelitas, apoiados por tanques e artilharia, avançaram para o centro da cidade. As autoridades militares israelitas afirmam ter descoberto túneis do Hamas e desmantelado lançadores de foguetes e depósitos de armas.
Mais de um milhão de palestinianos fugiram de Rafah desde o início da ofensiva israelita.
Mortes em Ataques Aéreos
Pelo menos 12 pessoas foram mortas em ataques aéreos em dois locais no centro de Gaza na manhã desta sexta-feira. Desde 7 de outubro, mais de 36.200 palestinianos foram mortos e 82.000 ficaram feridos nos ataques israelitas, segundo o Ministério da Saúde do Hamas.
Conclusão da Missão em Jabalia
As forças israelitas anunciaram a conclusão de sua missão de 20 dias em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, onde recuperaram sete corpos de reféns israelitas. As semanas de combates intensos deixaram uma devastação generalizada na área.
Os militares israelitas invadiram Jabalia no final do ano passado e retornaram em força em maio para reprimir o reaparecimento de elementos do Hamas.