Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 27 outubro, 2024
Início » Batalha naval intensa: Rebeldes Houthis desafiam EUA e sofrem duro contra-ataque

Batalha naval intensa: Rebeldes Houthis desafiam EUA e sofrem duro contra-ataque

Por Marina B.

Forças dos Estados Unidos e seus aliados neutralizaram 28 drones lançados pelos rebeldes houthis no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, conforme relatado pelos militares americanos. O porta-voz dos houthis afirmou que lançaram mísseis e 37 drones contra diversos navios de guerra americanos, marcando um dos maiores ataques da milícia contra embarcações na região.

O ataque em larga escala dos houthis, ocorrido antes do amanhecer, foi prontamente respondido pelo Comando Central dos EUA e forças da coalizão. Segundo eles, os drones representavam uma ameaça iminente aos navios mercantes, à Marinha dos EUA e aos navios da coalizão na região. A ação conjunta resultou na interceptação e derrubada de 28 drones, sendo 15 inicialmente anunciados e posteriormente atualizados para 28.

Os rebeldes houthis reivindicaram a autoria do ataque, declarando terem disparado mísseis contra um navio comercial americano e lançado drones contra navios de guerra dos EUA no Mar Vermelho e Golfo de Áden. Esse episódio representa um dos maiores ataques dos houthis desde o início da campanha de ataques com drones e mísseis em novembro, solidarizando-se com os palestinos durante o conflito entre Israel e militantes do Hamas na Faixa de Gaza.

O líder Houthis, Abdelmalek al Houthis, divulgou na quinta-feira (7), que nos últimos cinco meses o grupo realizou 96 ataques com mísseis balísticos e drones, atingindo 61 navios no Mar Vermelho e Mar Arábico, após o início da guerra em Gaza em outubro. Os ataques desta semana resultaram nas primeiras mortes registradas, com dois tripulantes perdendo a vida em um ataque ao navio graneleiro True Confidence, conforme relatado pelo governo filipino.

Desde janeiro, Estados Unidos e Reino Unido têm lançado ataques repetidos contra alvos houthis em resposta aos ataques a navios. No entanto, os rebeldes persistem em atacar embarcações mercantes, incluindo navios americanos e britânicos. Em dezembro, os EUA anunciaram uma iniciativa de segurança marítima para proteger a navegação no Mar Vermelho, uma rota vital para o comércio global que foi impactada pelos ataques houthis.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.