Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 1 outubro, 2024
Início » Batalha nas urnas americanas: Superterça promete revelar destinos políticos de Biden e Trump

Batalha nas urnas americanas: Superterça promete revelar destinos políticos de Biden e Trump

Por Marina B.

No dia 5 de Março, eleitores de 15 estados e de um território dos EUA, participarão de eleições primárias para escolher os candidatos à presidência.

Enquanto estivermos em um décimo sexto estado, também receberemos os resultados dos Democratas.

Esse evento promete destacar os pontos fortes e fracos de Joe Biden e Donald Trump, conforme se aproximam de uma possível revanche nas eleições gerais de novembro.

O que é a Superterça e quais estados estão votando?

A Superterça é quando a maioria dos estados vota no calendário das primárias presidenciais.

Os concursos de indicação serão realizados no Alabama, Alasca, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont, Virgínia e no território norte-americano da Samoa Americana.

A disputa republicana ocorrerá em todos esses 15 estados, enquanto os democratas votarão nos mesmos estados, exceto no Alasca. Eles também realizarão convenções na Samoa Americana.

Também receberemos os resultados da disputa democrata em Iowa, que está em andamento por correio há várias semanas.

Quantos delegados estão em disputa?

Com base no resultado de cada disputa, os dirigentes do partido, conhecidos como delegados, são atribuídos aos principais candidatos. É necessário um certo número de delegados para ungir formalmente o candidato na convenção de cada partido neste verão.

Cerca de um terço do total de delegados – 865 republicanos e pelo menos 1.420 democratas – estão em disputa na Superterça.

A campanha de Trump projetou que ele conquistará pelo menos 773 delegados naquele dia e conquistará a indicação no final de março. Atualmente, ele tem cerca de 244 delegados, enquanto sua rival republicana, Nikki Haley, tem 43.

São necessários um mínimo de 1.215 delegados para obter a indicação republicana, enquanto 1.968 é o número mágico para os democratas.

O que está em jogo para Trump?

Com uma vantagem de dois dígitos nas sondagens, o favorito republicano espera finalmente tirar da corrida o seu último rival remanescente.

A ex-enviada da ONU, Sra. Haley, ainda está de pé, apesar de ter obtido apenas uma única vitória em uma série de votações para nomeações até agora e de doadores com muitos bolsos fecharem suas carteiras.

Embora ela não tenha um caminho claro para a vitória, a Superterça pode ser a sua última oportunidade de impedir o ímpeto de Trump ou expor as suas potenciais vulnerabilidades antes das eleições gerais.

Em algumas disputas até agora, Trump tem lutado para conquistar os suburbanos com formação universitária – um grupo demográfico que pode acabar por frustrar o seu sonho de um regresso à Casa Branca.

E Biden?

É praticamente certo que o presidente democrata selará a nomeação do seu partido, apesar dos desafios de longa data do congressista Dean Phillips e da autora de autoajuda Marianne Williamson.

A campanha de Biden sofreu um revés no Michigan, a 27 de fevereiro, quando 13% dos eleitores se declararam “descomprometidos” no meio de uma campanha para registar um voto de protesto contra o apoio do presidente a Israel.

Campanhas de última hora estão sendo montadas para votações de protesto semelhantes em outros estados na Superterça. Califórnia, Colorado, Carolina do Norte, Minnesota e Vermont estão entre os estados onde tais esforços estão em andamento.

De um modo mais geral, os dados das sondagens à saída de todo o país poderão revelar se uma disparidade de entusiasmo entre os principais blocos, incluindo os eleitores mais jovens, representa um desafio para a sua candidatura à reeleição.

Quando saberemos o resultado?

Com as votações acontecendo em seis fusos horários, o resultado final não será conhecido imediatamente.

Os resultados começarão a aparecer quando as urnas fecharem na costa leste, no início da noite.

Espera-se que as redes dos EUA, incluindo a CBS News, parceira norte-americana da BBC, comecem a ligar para os estados por volta das 20h ET (01h GMT).

Quais são os outros concursos para assistir?

Os olhos estarão voltados para a Carolina do Norte, o único campo de batalha das eleições gerais na terça-feira. Trump venceu Biden em 2020 por pouco mais de um ponto percentual.

Após uma decisão do Supremo Tribunal, Trump continua nas urnas no Colorado e no Maine, apesar de ambos os estados terem tentado desqualificá-lo alegando alegadamente incitar à insurreição.

Um potencial curinga é que vários estados estão completamente abertos aos eleitores, independentemente do registo partidário. Uma delas é a Virgínia, onde os eleitores republicanos têm uma reputação relativamente moderada.

O estado do Old Dominion pode ser a melhor esperança de consolo para Haley no que se projeta ser uma noite difícil para ela.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.