Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 31 março, 2025
Início » Ataque à Guiana ou à Exxon seria ‘dia ruim’ para a Venezuela, alerta Rubio

Ataque à Guiana ou à Exxon seria ‘dia ruim’ para a Venezuela, alerta Rubio

Por Alexandre Gomes

O secretário de Estado dos EUA alertou a Venezuela na quinta-feira que seria “um dia muito ruim” para o país sul-americano se atacasse sua vizinha Guiana ou a gigante de energia norte-americana ExxonMobil em comentários que ameaçavam ações não especificadas em tal caso.

Caracas condenou os comentários de Rubio, feitos durante uma visita à capital da Guiana.

Guiana e Venezuela estão envolvidas em uma longa disputa sobre qual país tem direitos sobre a área de Esequibo, de 160.000 km² (62.000 milhas quadradas), que é objeto de um caso em andamento no Tribunal Internacional de Justiça.

Washington ofereceu apoio militar à Guiana, um pequeno país sul-americano, em meio à disputa e ao aumento das sanções dos EUA à Venezuela.

“Seria um dia muito ruim para o regime venezuelano se eles atacassem a Guiana ou a ExxonMobil ou qualquer coisa”, disse Rubio. “Seria um dia muito ruim, uma semana muito ruim para eles, e não terminaria bem para eles. Não vou entrar em detalhes sobre o que faremos. Não somos muito bons nesse tipo de ameaça.”

As tensões aumentaram no início deste mês quando a Guiana disse que uma patrulha da guarda costeira da Venezuela entrou em suas águas e abordou um navio de produção em um bloco de petróleo offshore operado pela Exxon.

A Venezuela disse que o navio não entrou em águas guianesas, pois a delimitação da zona marítima ainda está pendente como parte da disputa.

“A Venezuela não se renderá diante da intimidação, nem cederá diante da extorsão daqueles que acham que discursos incendiários distorcerão a história”, disse o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, em uma publicação no Telegram. A Venezuela não permitiria que “interesses estrangeiros reescrevessem a realidade do nosso Esequibo”, ele acrescentou.

O cruzador Normandy da Marinha dos EUA e o navio patrulha Shahoud da Força de Defesa da Guiana estavam realizando exercícios em águas internacionais e na Zona Econômica Exclusiva da Guiana, informou a embaixada dos EUA na Guiana em uma publicação nas redes sociais na manhã de quinta-feira.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.