O senador republicano Eric Schmitt diz que a violência ‘vem predominantemente de um lado do corredor’
Um republicano do Senado planeja lançar uma audiência para colocar a violência política da esquerda sob o microscópio.
O senador Eric Schmitt, R-Mo., Planeja anunciar uma próxima audiência, apelidada de “Ataques Politicamente Violentos: Uma Ameaça à Nossa Ordem Constitucional”, para examinar as origens da violência política e do extremismo que ele argumentou que se originaram em grande parte do lado democrata do espectro político.
Schmitt, que preside o Subcomitê Judiciário do Senado sobre a Constituição, planeja realizar a audiência em 28 de outubro e examinará a seção transversal da Primeira Emenda e a violência política, especificamente após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk.
“O trágico assassinato de Charlie Kirk abalou a nação em seu âmago e foi o mais recente de uma longa lista de exemplos de violência política de esquerda”, disse Schmitt. “Muitos desses ataques ocorrem enquanto os americanos estão exercendo o discurso político central protegido constitucionalmente.”
A morte de Kirk provocou um breve momento de alívio das idas e vindas tipicamente voláteis no Capitólio, com muitos legisladores de ambos os lados do corredor pedindo uma redução da retórica política.
No entanto, à medida que a paralisação do governo continua, os legisladores estão mais uma vez trocando farpas à medida que as frustrações aumentam.
Os recentes comícios “No Kings” em todo o país renovaram as discussões entre os republicanos do Congresso sobre a violência política entre a esquerda, que se seguiram a uma recente mesa redonda realizada na Casa Branca, onde o presidente Donald Trump recebeu jornalistas independentes para compartilhar suas experiências na cobertura do Antifa, um grupo radical de esquerda que Trump recentemente designou como uma organização terrorista doméstica.
Até agora, a única testemunha confirmada para a audiência é o comentarista conservador e apresentador de podcast Michael Knowles, um amigo de Kirk que recentemente encabeçou um comício do Turning Point USA na Universidade de Minnesota.
O próprio Knowles não é estranho a protestos que se tornam violentos. Ele organizou um evento de palestra focado na ideologia transgênero na Universidade de Pittsburgh em 2023, onde os manifestantes jogaram bombas de fumaça e fogos de artifício, o que levou um policial a ficar ferido.
Durante um discurso recente em Harvard, onde abordou o incidente, Knowles disse: “A esquerda simplesmente comete mais violência”.
Knowles elogiou Schmitt por realizar a audiência em um comunicado à Fox News Digital e disse que serviria como um momento importante “para discutir como o Congresso pode reafirmar a ordem e responsabilizar os ideólogos de esquerda que minam nossa praça pública”.
“Este recente aumento na violência de esquerda é o culminar de anos – na verdade, décadas – de ataques consistentes a seus oponentes”, disse ele. “Um ‘livre mercado de ideias’ simplesmente não pode existir quando bandidos ideológicos continuam disparando no mercado.”
Schmitt fez referência ao assassinato de Kirk e ao incidente da Universidade de Pittsburgh, juntamente com protestos que surgiram em todo o país após a morte de George Floyd.
“O aumento da violência política na esquerda é profundamente perturbador e antitético aos valores americanos, perturba o livre exercício de nossos direitos constitucionais e é uma ameaça à nossa ordem constitucional”, disse ele.
“No entanto, em vez de chamar o óbvio, os poderes constituídos continuam a negar a realidade de que a violência política vem predominantemente de um lado do corredor”, disse ele. “Como presidente do Subcomitê Judiciário do Senado sobre a Constituição, estou ansioso para dar ao povo americano as respostas que ele merece sobre as realidades da violência política de esquerda.”