Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 21 setembro, 2024
Início » Após contestações das eleições, Maduro endurece repressão contra a imprensa na Venezuela

Após contestações das eleições, Maduro endurece repressão contra a imprensa na Venezuela

Por Marina B.

O Colégio Nacional de Jornalistas da Venezuela (CNP) denunciou, nesta sexta-feira (16), um aumento na repressão contra a imprensa após as eleições presidenciais de 28 de julho, supostamente vencidas pelo ditador Nicolás Maduro, conforme afirmado pelas autoridades eleitorais. O resultado é contestado pela oposição e por parte da comunidade internacional.

Em uma declaração na rede social X, a diretoria nacional do CNP expressou sua preocupação com a crescente repressão iniciada em 29 de julho. A entidade alertou para uma “escalada brutal e sistemática de repressão” contra jornalistas e cidadãos que desafiem a narrativa oficial dos resultados eleitorais.

Nos últimos dias, foram registrados 88 casos de violação da liberdade de expressão, incluindo prisões de cidadãos, jornalistas e trabalhadores da mídia, além de expulsões e bloqueios de veículos de imprensa. Esse cenário intensificou a censura, conforme apontou o CNP.

No dia 7 de agosto, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP) relatou que quatro jornalistas foram acusados de “terrorismo” após serem presos durante protestos contra o resultado das eleições presidenciais. O sindicato criticou o uso “ilegal e arbitrário” das leis antiterrorismo contra profissionais da imprensa e fotojornalistas.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) também condenou, em 14 de agosto, o aumento das prisões arbitrárias, censura e bloqueios à imprensa na Venezuela. Segundo o governo venezuelano, mais de 2.400 pessoas foram detidas durante os protestos pós-eleitorais, que também resultaram em 25 mortes, de acordo com a Procuradoria Geral.

Com informações da Agência EFE

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.