O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou seu apoio a Kamala Harris nesta sexta-feira (26/7). Em uma postagem no X, Obama elogiou Kamala, chamando-a de “fantástica presidente” e garantindo que ela conta com “todo o apoio” dele e de sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Obama.
Este endosse é considerado um dos mais significativos para a candidatura de Kamala Harris à presidência, podendo impactar de forma decisiva sua corrida para a Casa Branca.
Ainda nesta sexta-feira, o perfil oficial de Kamala Harris no X divulgou que a pré-candidata teve uma videoconferência com Michelle e Barack Obama na quarta-feira (24/7), enquanto estava em um evento no estado de Indiana.
Segundo o jornal norte-americano NBC News, Obama aguardava um momento apropriado para anunciar seu apoio a Kamala, para não ofuscar o presidente Joe Biden, que fez seu primeiro discurso após desistir da reeleição na mesma quarta-feira.
Obama era um dos poucos democratas de alto perfil que ainda não havia se manifestado a favor de Kamala Harris.
História de apoio
Kamala Harris e Barack Obama são amigos de longa data. Durante a campanha de 2008, Kamala foi uma das primeiras apoiadoras de Obama e também fez um discurso em sua convenção de nomeação em 2012. Obama deu suporte a Kamala quando ela concorreu ao cargo de procuradora-geral na Califórnia e, em 2016, também a apoiou em sua corrida para o Senado.