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Alemanha pode enfrentar eleições antecipadas

Por Alexandre Gomes

A especulação está aumentando de que o governo de centro-esquerda do chanceler Olaf Scholz pode estar prestes a entrar em colapso. Isso pode levar a eleições antecipadas. Seria esse um caminho para restaurar a estabilidade política?

O Ministro das Finanças Christian Lindner desencadeou uma nova disputa que os observadores concordam que está levando o governo de coalizão de centro-esquerda à beira do colapso. Lindner, que é presidente do neoliberal Free Democrats (FDP) escreveu um artigo de 18 páginas com propostas para “uma reviravolta econômica com uma revisão parcialmente fundamental de decisões políticas importantes” — cortando impostos para empresas, revertendo regulamentações climáticas e reduzindo benefícios sociais. Tais propostas são irreconciliáveis ​​com as propostas de seus parceiros de coalizão, o centro-esquerda Social Democrats (SPD) do chanceler Olaf Scholz e os ambientalistas Greens e vistas como uma provocação. Houve duras críticas à iniciativa de Lindner.

Lindner fala de uma indiscrição, alegando que o artigo não era para publicação.

A discussão está chegando ao auge uma semana antes da apresentação do orçamento para 2025. A oposição conservadora está novamente pedindo eleições antecipadas.

A próxima eleição geral está marcada para setembro de 2025. As eleições gerais são realizadas na Alemanha a cada quatro anos.

No entanto, eleições antecipadas podem ser realizadas durante crises políticas, quando o chefe de governo, o chanceler, perdeu seu apoio no parlamento.

Eleições antecipadas têm sido extremamente raras na Alemanha, mas são uma medida democrática vital. Elas são reguladas pela constituição alemã e exigem a aprovação de vários órgãos constitucionais, não menos importante do chefe de estado, o Presidente.

Dois cenários possíveis

De acordo com a constituição alemã, uma decisão de realizar eleições federais antecipadas não pode ser tomada pelos membros da câmara baixa do parlamento, o Bundestag , nem pelo chanceler. Uma dissolução antecipada do parlamento só pode ocorrer de uma de duas maneiras.

No primeiro caso, se um candidato a chanceler não ganhar uma maioria parlamentar absoluta — pelo menos 367 votos no Bundestag de 733 assentos — o presidente alemão pode dissolver o parlamento. Isso nunca aconteceu na história da República Federal da Alemanha.

No segundo caso, um chanceler pode pedir um voto de confiança no Bundestag para confirmar se ele ou ela ainda tem apoio parlamentar suficiente. Se o chanceler não conseguir a maioria, ele ou ela pode pedir formalmente ao presidente para dissolver o Bundestag dentro de 21 dias.

Após a dissolução do parlamento, novas eleições devem ser realizadas dentro de 60 dias. Elas são organizadas da mesma forma que as eleições gerais normais. O oficial federal de retorno e o Ministério Federal do Interior são responsáveis ​​por sua implementação.

Três eleições antecipadas para o Bundestag foram realizadas até o momento na República Federal da Alemanha: em 1972, 1983 e 2005.

Willy Brandt

Willy Brandt , o primeiro chanceler do Partido Social-Democrata (SPD) de centro-esquerda, governou em uma coalizão com o neoliberal Partido Democrático Livre (FDP) a partir de 1969. Sua ” Ostpolitik ” (política em direção ao Leste) levou a um voto de confiança em 1972. Brandt havia levado adiante sua política de reaproximação durante a Guerra Fria para facilitar as relações com o bloco socialista do Leste Europeu. Foi altamente controverso na Alemanha Ocidental. Grandes divisões surgiram dentro do governo, fazendo com que vários legisladores do SPD e do FDP do Bundestag renunciassem. A maioria do governo foi drasticamente reduzida, e o apoio de Brandt caiu para paridade com os conservadores da oposição, a União Democrata Cristã (CDU) e a União Socialista Cristã da Baviera regional (CSU) : cada lado tinha 248 representantes no Bundestag.

Esse impasse paralisou os procedimentos, então Brandt buscou uma solução. Em 24 de junho de 1972, ele declarou que “os cidadãos” tinham o “direito de garantir que a legislação não parasse”. Ele também disse que havia um perigo crescente “de que a oposição se recusasse fundamentalmente a cooperar construtivamente. Portanto, estou anunciando que estamos buscando novas eleições”.

Brandt pediu um voto de confiança no Bundestag com o objetivo de perdê-lo, para que sua chancelaria pudesse ser reconfirmada pelos eleitores em novas eleições. Esse movimento foi ferozmente criticado, também por advogados constitucionais que argumentaram que perder deliberadamente um voto de confiança não era consistente com o espírito da constituição, a Lei Básica .

Brandt manteve seu plano e convocou um voto de confiança em 20 de setembro de 1972 — e perdeu, como havia planejado. Isso abriu caminho para a dissolução do Bundestag e novas eleições, que foram realizadas em 19 de novembro de 1972. Brandt foi reeleito como chanceler. O SPD recebeu 45,8% dos votos — seu melhor resultado até o momento. A participação eleitoral foi a mais alta de todas para as eleições do Bundestag, com 91,1%.

Helmut Kohl

Helmut Kohl , da CDU, foi responsável pelas segundas eleições antecipadas do Bundestag, em 1983. Kohl assumiu o poder após um voto construtivo de confiança no então chanceler Helmut Schmidt (SPD), em outubro de 1982. A maioria dos parlamentares havia retirado sua confiança em Schmidt devido a diferenças sobre sua política econômica e de segurança.

Como a coalizão de Kohl da CDU/CSU e FDP chegou ao poder por meio de um voto de desconfiança e não de uma eleição geral, Kohl desejou legitimidade adicional por meio de uma eleição geral. Ele pediu um voto de confiança, que ele também perdeu deliberadamente em 17 de dezembro de 1982. Isso resultou na dissolução do Bundestag. Kohl disse na época: “Abri caminho para novas eleições para estabilizar o governo e obter uma maioria clara no Bundestag.”

Alguns membros do Bundestag acharam isso inaceitável e entraram com uma queixa no Tribunal Constitucional Federal da Alemanha. Após 41 dias de audiências, os juízes de Karlsruhe aprovaram o caminho de Kohl para novas eleições por um voto deliberado de desconfiança. No entanto, eles enfatizaram que um voto de confiança só era permitido durante uma crise “genuína”. As novas eleições realizadas em 6 de março de 1983 confirmaram Kohl como chanceler, e seu governo pôde prosseguir com uma maioria clara.

Gerhard Schröder

Gerhard Schröder, do SPD, iniciou a terceira eleição antecipada da Alemanha, em 2005. Ele era chanceler na época e liderava uma coalizão com os Verdes. O SPD estava lutando após uma série de derrotas em eleições estaduais e declínio de apoio no Bundestag. O declínio do apoio foi devido principalmente às controversas reformas da Agenda 2010 de Schröder, que mudaram drasticamente o sistema social e o mercado de trabalho. Schröder pediu um voto de confiança, que ele perdeu deliberadamente em 1º de julho de 2005, desencadeando assim novas eleições.

“Estou firmemente convencido de que a maioria dos alemães quer que eu continue neste caminho. Mas só posso ganhar a clareza necessária por meio de uma nova eleição”, disse Schröder.

Mas seu cálculo deu errado. As eleições antecipadas, em 18 de setembro de 2005, deram à CDU/CSU de Angela Merkel uma maioria estreita. Ela se tornou chanceler, liderando uma coalizão liderada pela CDU/CSU apoiada pelo SPD. Esse foi o início de 16 anos de mandato para Merkel.

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