O partido conservador Alternativa para a Alemanha (AfD) obteve mais uma vez fortes ganhos eleitorais. Na eleição estadual em Brandemburgo , que circunda a capital da Alemanha, Berlim, a AfD recebeu 30% dos votos, quase 6% a mais do que em 2019.
O partido fez campanha com apelos por deportações em massa por toda a Alemanha . Os novatos no partido chegaram aos eleitores mais jovens usando músicas e vídeos nas redes sociais .
A filial de Brandemburgo da AfD é considerada especialmente conservadora dentro de um partido já conservador.
Eleitores mais jovens estão se voltando para a direita
A primeira reação de Berndt aos resultados da eleição da AfD foi dizer que eles foram bem-sucedidos porque o partido havia se tornado a força política mais forte entre os eleitores jovens. “Essa popularidade entre os jovens prova que somos o futuro”, disse ele em uma celebração da eleição da AfD na capital do estado, Potsdam.
De acordo com uma pesquisa realizada pela emissora pública ARD, cerca de 32% dos eleitores entre 16 e 24 anos em Brandemburgo votaram no AfD, de longe a maioria nessa faixa etária.
Em uma entrevista com a ARD, Bernd Baumann, o líder do grupo parlamentar da AfD, disse que o sucesso da eleição foi um “marco”. Ele ressaltou que seu partido já estava moldando a agenda política alemã. Baumann disse que a centro-esquerda havia vencido por apenas uma pequena margem em Brandemburgo porque havia “adotado totalmente nossa demanda central pela deportação (de refugiados) nas fronteiras. Em outras palavras, a AfD já está definindo as questões”.
Enquanto a AfD celebrava seus sucessos recentes, o Partido Democrata Cristão (CDU) de centro-direita e o SPD endureceram suas posições de política de asilo e migração. Muitas ONGs criticaram essas ações, dizendo que a AfD acabará se beneficiando delas.
No início de setembro de 2024, a ministra do Interior alemã Nancy Faeser ordenou controles temporários nas fronteiras externas da Alemanha . Ela disse que eles tinham o objetivo de reduzir a migração irregular para a Alemanha e proteger contra ameaças terroristas após um ataque mortal com faca na cidade de Solingen .
A AfD concentra-se nas eleições federais
Um dia após a eleição, a copresidente da AfD, Alice Weidel, já tinha seus olhos postos na votação mais importante da Alemanha: a eleição federal de 2025. Após resultados bem-sucedidos nas eleições estaduais e europeias em 2024, Weidel disse em uma coletiva de imprensa que a AfD é agora a segunda força mais forte do país.
Isso dá ao seu partido “direito à participação no governo”, disse ela, o que significa que a AfD merece um lugar em uma coalizão governamental nacional.
Nas eleições estaduais da Turíngia, no início de setembro, o AfD obteve a maioria dos votos de qualquer partido , a primeira vez que saiu vitorioso em uma eleição estadual desde a fundação do partido em 2013. Eles também se saíram extremamente bem nas eleições estaduais da Saxônia.