“Estamos trazendo de volta empregos e negócios como nunca antes.”
O presidente Donald Trump disse no sábado ao povo americano para “aguentar firme” enquanto a dor de curto prazo é sentida por uma série de novas tarifas, e também destacou trilhões de dólares em investimentos comprometidos com os Estados Unidos.
Na semana passada, Trump revelou seu plano do “Dia da Libertação” para implementar tarifas recíprocas sobre importações para corrigir o que ele vê como um desequilíbrio comercial de décadas entre os Estados Unidos e outros países.
“A China foi atingida muito mais duramente do que os EUA, nem de perto”, o presidente postou no Truth Social. “Eles, e muitas outras nações, nos trataram insustentavelmente mal. Fomos o ‘poste de chicote’ idiota e indefeso, mas não mais.”
“Estamos trazendo de volta empregos e negócios como nunca antes”, disse Trump. “Já, mais de CINCO TRILHÕES DE DÓLARES DE INVESTIMENTO, e crescendo rápido!”
Além disso, antes de Trump assinar sua ordem na quarta-feira, Israel anunciou que removeria todas as tarifas sobre produtos dos Estados Unidos e o Vietnã cortaria impostos sobre importações dos Estados Unidos, como carros e gás natural liquefeito.
A postagem de Trump acrescentou que seu plano tarifário é uma “revolução econômica” que a América “vencerá”.
“AGUARDE RESISTENTE, não será fácil, mas o resultado final será histórico”, ele disse. “Nós, FAREMOS A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!!!”
Conforme relatado pelo The Daily Wire , Trump marcou 2 de abril como “Dia da Libertação” e disse que nações estrangeiras agora serão cobradas em tarifas aproximadamente metade do que impõem, incluindo China, Índia e União Europeia.
“Meus compatriotas americanos, este é o Dia da Libertação”, disse Trump no Rose Garden na quarta-feira. “2 de abril de 2025 será para sempre lembrado como o dia em que a indústria americana renasceu, o dia em que o destino da América foi recuperado e o dia em que começamos a tornar a América rica novamente.”
“Por décadas, nosso país foi saqueado, pilhado, estuprado e saqueado por nações próximas e distantes, tanto amigas quanto inimigas. Trabalhadores do aço, trabalhadores da indústria automobilística, fazendeiros e artesãos qualificados americanos… eles realmente sofreram gravemente”, ele continuou.
“Não vamos deixar ninguém nos dizer que os trabalhadores e famílias americanos não podem ter o futuro que merecem”, acrescentou Trump. “Vamos produzir os carros, navios, chips, aviões, minerais e medicamentos de que precisamos aqui mesmo na América.”