A líder de oposição participou de compromissos oficiais em Oslo, na Noruega
María Corina Machado, líder de oposição da Venezuela, afirmou que o país está sendo invadido por agentes estrangeiros, incluindo russos, grupos criminosos e o Hezbollah. A fala da líder aconteceu nesta quinta-feira, 11, durante compromissos oficiais em Oslo, Noruega.
“A Venezuela já está invadida por agentes russos, Hezbollah e bandas criminosas”, destacou María Corina.
_🇻🇪🚨| ÚLTIMA HORA: Tras preguntarle si respaldaría una acción militar comandada por el gobierno de los Estados Unidos, María Corina Machado dijo que “ya ha sido invadida por cuenta de la presencia de agentes de Rusia, de Hezbollá o de Colombia”. 🔥 _pic.twitter.com/PlumIXmXZH
_— Eduardo Menoni (@eduardomenoni) _December 11, 2025
Machado mantinha seu paradeiro em segredo desde agosto de 2024, poucas semanas depois das últimas eleições presidenciais venezuelanas.
A líder oposicionista, de 58 anos, descreveu a emoção do reencontro com seus três filhos em Oslo como “um dos momentos mais extraordinários” de sua vida. Ana Corina Sosa, filha de Machado, recebeu o Prêmio Nobel em sua representação durante a cerimônia.
A trajetória de Machado até Oslo foi marcada por desafios, incluindo uma viagem de barco até Curaçao e, em seguida, de avião via Estados Unidos, em uma operação de alto risco. “Foi uma grande experiência, mas acredito que valeu a pena”, comentou, ao mesmo tempo em que prometeu que, mais adiante, dará mais detalhes sobre sua viagem incomum.