Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 15 outubro, 2025
Início » Administrador de Trump retira vistos de 50 autoridades mexicanas por laços com cartéis

Administrador de Trump retira vistos de 50 autoridades mexicanas por laços com cartéis

Por Alexandre Gomes

“Morte e destruição sem precedentes para comunidades e famílias americanas exigem uma ação sem precedentes do governo dos Estados Unidos.”

O governo Trump retirou o visto de pelo menos 50 políticos mexicanos, dizendo que os funcionários têm ligações com cartéis de drogas.

Embora as administrações anteriores tenham tomado medidas semelhantes, a administração Trump está revogando vistos em uma escala sem precedentes, informou a Reuters.

O administrador interino anterior da Administração de Repressão às Drogas do presidente Donald Trump, Derek Maltz, disse ao The Daily Wire que há “uma longa história de cartéis que dependem de funcionários e políticos corruptos no México para promover seus objetivos criminosos”.

“Viajar para a América, o maior país do mundo, é um privilégio, não um direito. Os vistos de viagem para indivíduos não são automáticos e fico feliz em ver que o Departamento de Estado os está examinando em um novo nível”, disse ele.

“Ninguém deve se surpreender que este governo esteja olhando para fora da caixa e usará todas as capacidades para dificultar que os cartéis continuem a matar americanos em níveis recordes”, acrescentou

Um alto funcionário do Departamento de Estado disse ao The Daily Wire que o governo Trump teve “uma boa relação de trabalho” com o governo mexicano liderado pela presidente Claudia Sheinbaum e espera “continuar avançando em nosso relacionamento bilateral no interesse da agenda de política externa dos Estados Unidos”.

Os vistos podem ser revogados por muitas razões, incluindo violações da lei americana, permissões de permanência excedidas, corrupção, tráfico de drogas, atuação como agente do Partido Comunista Chinês, espionagem, auxílio à imigração ilegal, disse o funcionário. No entanto, o funcionário não confirmou as revogações de visto.

O governo Trump priorizou os esforços para combater os cartéis de drogas e eliminou 27 supostos “narcoterroristas” em ataques cinéticos em várias embarcações que atravessam águas internacionais que se acredita estarem transportando drogas mortais.

O Departamento de Guerra realizou tal ataque na costa da Venezuela na manhã de terça-feira, matando seis supostos traficantes de drogas.

“Morte e destruição sem precedentes para comunidades e famílias americanas exigem uma ação sem precedentes do governo dos Estados Unidos”, disse Maltz.

O controle dos cartéis sobre as administrações mexicanas aumentou nos últimos anos, à medida que os presidentes evitam combater os narcotraficantes, de acordo com um relatório de 2024 da Fundação de Políticas Públicas do Texas. Estima-se que 35% a 40% do México seja controlado pelos cartéis de drogas.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.