Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 17 outubro, 2025
Início » Administração Trump autoriza ação secreta da CIA na Venezuela

Administração Trump autoriza ação secreta da CIA na Venezuela

Por Alexandre Gomes

“Acho que a Venezuela está sentindo calor.”

O governo Trump silenciosamente deu luz verde a uma operação secreta da CIA na Venezuela contra o ditador socialista Nicolás Maduro, informou o New York Times na quarta-feira.

A CIA agora estará autorizada a realizar operações letais na Venezuela, de acordo com a agência de notícias. Não está claro, no entanto, se há algum plano iminente contra Maduro ou seu regime.

O presidente Donald Trump confirmou o plano durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira, afirmando que autorizou uma ação aprimorada sobre o papel da Venezuela em migrantes criminosos que cruzam a fronteira sul e o tráfico de drogas letais que matam americanos.

“Eles permitiram que milhares e milhares de prisioneiros, pessoas de instituições mentais, manicômios fossem esvaziados para os Estados Unidos, estamos trazendo-os de volta. Mas isso é uma coisa muito ruim”, disse Trump, acrescentando: “Muitos, muitos países fizeram isso, mas não como a Venezuela, eles estavam deprimidos e sujos”.

Trump também disse que os Estados Unidos não só vão interditar drogas no mar, mas também “por terra”.

“Temos muitas drogas vindo da Venezuela e muitas das drogas venezuelanas vêm pelo mar, então você pode ver isso, mas vamos detê-las por terra também.”

“Acho que a Venezuela está sentindo calor, mas acho que muitos outros países também estão sentindo calor. Não vamos deixar este país, nosso país, ser arruinado porque outras pessoas querem largar o pior. Eles nos deram o pior, eles carregaram nosso país com prisioneiros, com doentes mentais que estão gravemente doentes, criminalmente doentes, e não vamos aceitar”, disse Trump.

O governo Trump já está reforçando a presença de tropas na região, de acordo com o Times.

A maioria dos 10.000 soldados dos EUA estacionados no Caribe está atualmente em Porto Rico, enquanto alguns fuzileiros navais estão em navios de assalto anfíbio e um submarino na região.

O governo Trump destruiu vários navios do cartel de drogas nos últimos meses, matando 27 suspeitos de narcoterrorismo em cinco ataques cinéticos.

Maduro chamou os ataques de “um ataque militar contra civis que não estavam em guerra e não ameaçavam militarmente nenhum país”, enquanto acusava o governo Trump de “buscar uma mudança de regime” na Venezuela.

Wes Tabor, que estava encarregado do escritório da Drug Enforcement Administration em Caracas em 2012, disse recentemente ao The Daily Wire que o governo Trump está “espremendo” os cartéis de drogas.

“O ambiente permissivo que eles desfrutaram por muito tempo está evaporando”, disse ele.

Os Estados Unidos também ofereceram uma recompensa de US$ 50.000 por informações que levem à prisão e condenação de Maduro por acusações de tráfico de drogas, citando seus supostos vínculos com gangues e cartéis transnacionais.

No início deste mês, o presidente Trump pediu o fim das negociações diplomáticas com o regime de Maduro devido à recusa do ditador em renunciar ao poder, de acordo com o Times.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.