Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 6 maio, 2025
Início » A 16ª semana de Trump no cargo incluirá reunião da Casa Branca com o Canadá e negociações comerciais em andamento

A 16ª semana de Trump no cargo incluirá reunião da Casa Branca com o Canadá e negociações comerciais em andamento

Por Alexandre Gomes

A semana de Trump também incluirá negociações sobre o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente Donald Trump está completando 100 dias no cargo e diz que seu governo não tem planos de desacelerar nas próximas semanas, meses e anos.

“Esta semana, estamos celebrando os primeiros 100 dias mais bem-sucedidos de qualquer governo presidencial na história do nosso país. E recebemos muito crédito por isso. … Mas faremos ainda melhor à medida que avançamos”, disse Trump durante seu discurso de formatura na Universidade do Alabama, na quinta-feira.

A 16ª semana de retorno de Trump ao Salão Oval deve incluir uma reunião com o novo líder do Canadá, conversas em andamento para encerrar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e negociações comerciais com nações estrangeiras, que devem continuar esquentando antes do fim da pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas em julho.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse na sexta-feira que visitaria a Casa Branca na terça-feira, depois que o Partido Liberal de Carney saiu vitorioso nas eleições federais do país na semana passada para discutir uma tarifa de 25% imposta sobre produtos do país enviados aos EUA e os repetidos apelos de Trump para que o vizinho do norte dos EUA se tornasse o “51º estado”.

“Estamos nos reunindo como chefes de governo”, disse Carney na sexta-feira sobre a próxima reunião. “Não estou fingindo que essas discussões serão fáceis.”

Trump acrescentou durante sua reunião com membros do gabinete na quinta-feira que falou com Carney após a eleição no Canadá e previu que eles teriam “um ótimo relacionamento”.

“Ele chegará à Casa Branca muito em breve, na próxima semana ou menos”, disse Trump na quinta-feira.

Reorganização do Conselho de Segurança Nacional

Trump nomeou o ex-assessor de Segurança Nacional Mike Waltz para o cargo de embaixador dos EUA nas Nações Unidas após Waltz ter sido destituído do cargo no Conselho de Segurança Nacional na quinta-feira. O presidente disse que Rubio atuaria como conselheiro interino de segurança nacional, o que lembra o ex-presidente Richard Nixon que nomeou Henry Kissinger para atuar simultaneamente como secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional em 1973.

As manchetes sobre a reformulação devem continuar nesta semana, já que os democratas disseram que estão ansiosos para interrogar Waltz em uma audiência de confirmação do Senado para servir como embaixador na ONU, e outros disseram que não tinham certeza de como Rubio poderia servir como secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional do presidente.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.