O secretário do Tesouro dos EUA afirma que o Brics, do qual fazem parte os dois países, é um bloco ‘performático’ e que ‘todos querem negociar os EUA’
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou nesta quinta-feira, 7, que o governo de Donald Trump está considerando em algum momento aplicar novas tarifas contra a China por conta da compra de petróleo russo por Pequim.
“Trump está mantendo todas as opções de tarifas e sanções em aberto para acabar com a guerra da Ucrânia”, afirmou ele em entrevista à Fox News.
Perguntado se o Brics — bloco que tem como fundadores, além da China e da Rússia, o Brasil e a Índia, ambos alvos de tarifas punitivas — podem se unir para retaliar Washington, Bessent respondeu que o bloco é “performático” e que “todos querem negociar os EUA”.
Segundo Bessent, Trump está usando as tarifas como instrumento de política externa ao impor taxas secundárias sobre produtos indianos.
O secretário também defendeu que o Federal Reserve (Fed) deve cortar as taxas de juros, em coro com as pressões que Trump há meses vem direcionando ao presidente do BC americano, Jerome Powell.