Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 19 dezembro, 2025
Início » Pessimismo da indústria aumenta em 2025, aponta levantamento da CNI

Pessimismo da indústria aumenta em 2025, aponta levantamento da CNI

Por Alexandre Gomes

Índice mostra avanço da falta de confiança em relação a dezembro de 2024, com mais setores industriais no campo negativo

Vinte e dois setores industriais encerraram 2025 sem confiança, mais que o triplo do número de segmentos confiantes. Os dados constam nos Resultados Setoriais do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 18.

O resultado indica aumento do pessimismo em relação a dezembro de 2024, quando 17 setores estavam sem confiança. “O resultado mostra uma deterioração da confiança do empresário com a capacidade de crescimento da indústria, principalmente por causa do desempenho do setor, que piorou ao longo do ano”, avalia Claudia Perdigão, especialista em Políticas e Indústria da CNI.

Para esta edição do Icei Setorial, a CNI ouviu 1,6 mil empresas entre 1º e 10 de dezembro de 2025. Desse total, 698 são de pequeno porte; 601, de médio porte; e 385, de grande porte.

Indicador segue abaixo da linha de confiança da indústria

Em dezembro, o Icei das pequenas empresas caiu 0,4 ponto e atingiu 47,9 pontos. Nas indústrias de médio porte, o indicador também recuou 0,4 ponto, para 48,3 pontos. Entre as grandes empresas, o índice subiu 0,2 ponto, chegando a 49,1 pontos.

Mesmo com a variação entre os portes, o Icei permaneceu abaixo dos 50 pontos para pequenas, médias e grandes indústrias, sinalizando falta de confiança no fechamento do ano.

O desempenho do indicador variou entre as regiões. No Nordeste, o Icei avançou 1,6 ponto e alcançou 53,7 pontos, mantendo a região como a mais otimista.

No Centro-Oeste, o índice recuou 2,4 pontos, mas fechou o ano em 50,7 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos. Já no Norte, o indicador subiu 0,2 ponto, para 48,8 pontos, e continuou abaixo do nível que indica confiança.

No Sudeste, por outro lado, o Icei caiu 0,1 ponto e passou para 47,2 pontos. No Sul, o recuo foi de 0,5 ponto, com o índice em 45,8 pontos, os menores níveis entre as regiões.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.